Promover a saúde psicológica nas escolas portuguesas: projeto é apresentado em Póvoa de Santa Iria

A Escola Básica e Secundária D. Martinho de Vaz de Castelo Branco, em Póvoa de Santa Iria, acolhe amanhã, sexta-feira, uma conferência com vista à apresentação da Escola SaudávelMente, uma iniciativa lançada no início deste ano pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

O evento, com início marcado para as 10h30, pretende ser "uma oportunidade de desenvolvimento e interacção que interessa, não apenas aos colegas a exercer nos contextos educativos, mas a todos os profissionais e comunidade".

Além do bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues, na sessão de abertura, que se realiza sob o lema: "Saúde Psicológica e Contextos Educativos", estarão presentes Alberto Mesquita, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Raquel Raimundo, presidente da Delegação Regional do Sul da OPP, e Teresa Carmo Carriço, diretora do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Santa Iria.

De seguida, é apresentada a iniciativa Escola SaudávelMente, bem como o menu de recursos do site Escola SaudávelMente, dedicado a pais e encarregados de educação.

"Serão as Escolas portuguesas saudáveis?" é o tema da palestra que será proferida pelo bastonário da OPP, antes da sessão de encerramento.


A inscrição pode ser efetuada aqui
Contacto: info@ordemdospsicologos.pt 


Escola SaudávelMente

De acordo com a OPP, a aposta na promoção da saúde em meio escolar "é fundamental e indissociável da contribuição da Psicologia e dos psicólogos". Nesse sentido, e considerando que tem "o dever de contribuir para uma cultura de responsabilidade, envolvimento e participação social, colaborando na promoção de políticas saudáveis na escola", a OPP lançou este ano o projeto Escola SaudávelMente.

É ainda salientado que "o psicólogo da Educação é essencial para o sucesso educativo e contribui para o bem-estar dos alunos, professores, assistentes operacionais e pais". De forma a que todos possam beneficiar da sua ação, considera a OPP que "são necessários pelo menos mais 500 psicólogos nas escolas portuguesas".  

Distinguir "Boas Práticas em Saúde Psicológica"

Associado a esta campanha, a OPP decidiu lançar o Selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo". O objetivo passa por distinguir as escolas portuguesas "cujas políticas e práticas educativas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa".

Assim, a OPP convida os Agrupamentos/Escolas, públicas ou privadas, a submeterem a sua candidatura ao Selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo" até dia 30 de abril. Após a submissão da candidatura, "serão avaliadas as políticas e práticas educativas na promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, do comportamento e da saúde psicológica da comunidade escolar".

Está previsto que os Selos “Escola SaudávelMente” sejam atribuídos numa cerimónia, que decorrerá no início de junho e que terá a presença de João Costa, secretário de Estado da Educação. A distinção será atribuída a todas os agrupamentos/escolas que obtenham um total de 84 ou mais pontos, no preenchimento da Checklist.  

Imprimir