KRKA

Promover a colaboração entre urologistas e médicos de Medicina Geral e Familiar

Nos dias 26 e 27 de março realizam-se, em Lisboa, as XV Jornadas Nacionais de Urologia em Medicina Familiar, presididas por Manuel Mendes Silva, assessoradas por José Santos Dias e Catarina Empis, e secretariadas pela Prismédica.

O programa contempla a realização das habituais conferências e mesas redondas, onde serão abordados temas como os avanços no diagnóstico e no tratamento das doenças da próstata, a disfunção sexual, o envelhecimento geniturinário, a litíase urinária e a história da Urologia. Decorrerão ainda sessões práticas e interativas de casos clínicos e de situações problemáticas do dia a dia.

De acordo com Manuel Mendes Silva, além da apresentação, revisão e discussão de temas de Urologia, estas jornadas têm o objetivo de "promover o diálogo e a colaboração entre urologistas e médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF) e uma maior articulação entre o ambiente ambulatório e hospitalar, entre os cuidados primários e continuados e os cuidados especializados de Urologia".

Por estes motivos, e dada a qualidade do conteudo programático, o evento tem o patrocínio do Ministério da Saúde, da Ordem dos Médicos e dos seus Colégios de Urologia e de Medicina Familiar, e de Associações científicas várias de Urologia, de Medicina Familiar e de Educação Médica.

Na sessão oficial de abertura, em que estarão presentes altas entidades representando as instituições patrocinadoras das jornadas, será homenageado o endocrinologista Alberto Galvão Teles. Manuel Mendes Silva destaca o facto do professor jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e um dos fundadores e 1º presidente da Sociedade Portuguesa de Andrologia (SPA), "muito ter contribuído para a formação médica na Medicina Familiar em Portugal, organizando cursos e publicando livros e revistas, dessa forma merecendo justamente esta homenagem".

A “Oração de homenagem” estará a cargo de Jorge Rocha Mendes, urologista e anterior presidente da SPA.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda