«Proporcionamos uma abordagem integrada da Saúde Mental, do hospital aos cuidados primários»

Criado há 4 anos, o Núcleo de Enfermeiros de Saúde Mental e Psiquiátrica da Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos tem conseguido "criar sinergias num modelo de ULS que proporciona exatamente esta interligação", afirma Rita Costa, coordenadora deste núcleo de enfermeiros.

Em declarações à Just News, a enfermeira explica que é uma mais valia o facto do Núcleo integrar Enfermeiros Especialistas de Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP) de âmbito hospitalar e dos cuidados de saúde primários, "sendo o objetivo major a articulação e a complementaridade, no sentido de melhorar a continuidade de cuidados, com ganhos em saúde para os nossos utentes".

Na sua opinião, esta realidade "permitiu aproximar os cuidados de saúde primários dos cuidados hospitalares", salientando que "todas as atividades, sejam eventos científicos, atividades comunitárias ou grupos de trabalho são dinamizados por todos os EESMP do NEESM".

E dá um exemplo: "Criamos recentemente um grupo de trabalho, que integra EESMP dos CSP e Hospitalares para otimizar os registos de enfermagem em saúde mental e psiquiatria, no sentido de permitir melhores indicadores que traduzam ganhos em saúde."

Rita Costa

Partilhar conhecimentos e boas práticas

O NEESM distingue-se iguamente por outro motivo: a sua dinâmica. "Temos conseguido ser um núcleo muito ativo", reconhece com satisfação Rita Costa, destacando o empenho de todos os membros. De facto, só assim se percebe como têm mantido as reuniões que realizam todos os meses, que são "particularmente desafiantes", precisamente por os profissionais estarem em variadas unidades, com diferentes horários.

E para que servem estas reuniões? "Para planear e organizar todo o trabalho que desenvolve e se reflete na nossa prática diária de enfermeiros especialistas de Saúde Mental e Psiquiátrica. Discutimos procedimentos, boas práticas, no sentido de uniformizar os programas que desenvolvemos no âmbito da Enfermagem de Saúde Mental."

A coordenadora do núcleo destaca ainda outro aspeto: "Permite-nos também trabalhar todos em conjunto, conhecendo o que cada equipa (entre ACES e Hospital) desenvolve nos seus contextos, partilhando conhecimentos e boas práticas. Permite ainda contextualizar e estruturar a atividade da EESMP como um todo na ULSM, e não individualmente."

"Um olhar atento sobre a Saúde Mental"

Uma das principais atividades promovidas pelo NEESM é o seu Encontro Nacional, cuja 3.ª edição se realiza já no próximo mês. Este evento, que é já uma referência na área a nível nacional, tem este ano como tema "Um olhar atento sobre a Saúde Mental".

De acordo com Rita Costa, a ideia geral passa por promover um debate e reflexão sobre "a importância da saúde mental ao nível da promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, sempre numa ótica de empoderamento do utente/comunidade e desenvolvimento de intervenções psicoterapêuticas de Enfermagem sistematizadas".

Assim, o programa conta com intervenções que abordarão a "investigação, supervisão clínica, intervenção de ESMP em contextos específicos, como a de situações de crise ou catástrofe, em situações de doença orgânica, como é a consulta de apoio emocional à pessoa com doença oncológica, a intervenção no primeiro surto psicótico e o desenvolvimento de grupos psicoterapêuticos".

Por outro lado, serão discutidos outros temas também bastante atuais, como as Equipas Comunitárias: "Ou seja, vamos falamos nos jovens e nas competências socio emocionais, na saúde mental positiva, no desporto e no trabalho. Quisemos oferecer aos participantes um evento científico que nos permita olhar para o presente com a perspetiva do futuro em ESMP."

O programa pode ser consultado aqui, estando também acessível o regulamento para comunicações e posteres


O evento realiza-se dia 19 de maio, no auditório da ULSM

Um trabalho desenvolvido com "base num modelo de melhoria continua"

Rita Costa faz questão de sublinhar a importância da apresentação do Manual de procedimentos do NEESM, "que integra todos os projetos/programas desenvolvidos pelos EESMP deste Núcleo, pela área hospitalar e dos CSP, com base num modelo de melhoria continua". Em suma, "cumpre um dos objetivos do NEESM, que é a sistematização do trabalho desenvolvido pelos EESMP na ULSM".

Desenvolvimento de atividades comunitárias

Além da sua reunião anual, o NEESM tem também promovido várias atividades que visam "proporcionar saúde mental à nossa população", que se realizaram inclusive durante os anos de pandemia, nomeadamente, no Dia Mundial da Doença de Alzheimer e no Dia da Saúde Mental.

De acordo com Rita Costa, "este ano prevê-se um aumento de atividades para a comunidade", adiantando que a mais próxima será a Campanha Health & Welbeing, no Mar Shopping, "onde os EESMP das Unidade de Cuidados na Comunidade estarão a dinamizar actividades para promoção da higiene do sono. Está também em discussão no Núcleo a sinalização com atividades de promoção do Dia do Cuidador Informal que se assinala a 5 de Novembro."


Alguns dos elementos do Núcleo de Enfermeiros de Saúde Mental e Psiquiátrica da ULS de Matosinhos durante uma das suas reuniões mensais

"Eventos conjuntos? Fica o desafio"


Atualmente, o NEESM integra uma equipa de 21 enfermeiros especialistas das Unidades de Cuidados na Comunidade do ACES Matosinhos e do Departamento de Saúde Mental da ULSM. "A tendência será para incluir mais elementos, de modo que, mesmo em serviços de prestação de cuidados gerais, desenvolvam intervenções estruturadas em Enfermagem de Saúde Mental nos seus contextos de trabalho", adianta Rita Costa.

E qual o balanço destes quatro anos? "É bastante positivo, de muito trabalho desenvolvido, de valorização da EESMP e de alinhamento de objetivos comuns, colocando-os em prática de forma mais organizada."

Olhando para o futuro, sublinha: "Assistimos cada vez mais, e com muita satisfação, à criação de outros Núcleos de Enfermeiros de Saúde Mental e Psiquiátrica a nível nacional, pelo que de futuro seria interessante organizar eventos conjuntos para ainda maior partilha e uniformização. Fica o desafio!"

Inscrição no Encontro:
A inscrição para o regime presencial deverá ser efetuada 
aqui.

A inscrição para assistir online deverá ser efetuada aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda