Provedor da Misericórdia do Porto e Administradora da Misericórdia de Lisboa apresentam Programa Cidadania

A Plataforma Operacional do Porto do BIS – Banco de Inovação Social, presidida e coordenada pela Misericórdia do Porto, apresenta amanhã, 15 de abril, às 16h00, na Casa da Prelada (Porto), o Programa Cidadania. O projeto arranca no final de maio com três projetos-piloto (“Fomento da leitura”, “Valorização e recuperação do património” e “Democracia e consciência cívica”) abertos à sociedade civil.

A apresentação estará a cargo de António Tavares, Provedor da Misericórdia do Porto, e Rita Valadas, Administradora da Misericórdia de Lisboa, que darão ainda a conhecer o Currículo Social. Trata-se de uma iniciativa inovadora, dirigida a desempregados, maiores de 65 anos, jovens à procura do primeiro emprego e pessoas com deficiência. Através da participação em iniciativas socialmente relevantes, promovidas pela Plataforma, os participantes podem solicitar que as mesmas sejam inscritas num Currículo Social, potencialmente valorizado pelos empregadores.

A participação cívica passa a ser reconhecida e valorizada com Créditos Sociais, atribuídos pela Plataforma, que podem ser convertidos em benefícios que constam de um Catálogo Social de produtos e serviços socialmente relevantes.

A Plataforma Operacional do Porto do BIS foi formalizada em novembro de 2013 e é constituída pelos membros do BIS e por 14 Instituições de referência, privadas e públicas, da área do Porto, de onde se destacam as Câmaras Municipais do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Gondomar e Maia, a Universidade do Porto, a Universidade Católica, o Instituto Politécnico do Porto, a Fundação de Serralves, a Fundação Manuel António da Mota, a AEP, a RAR, a ANJE e a Fundação da Juventude.

A sessão, presidida pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, contará com a participação dos dirigentes das instituições que integram a Plataforma fundada pelas Misericórdias de Lisboa e Porto.

Imprimir