Cepheid Talks

Proatividade dos psicólogos do São João permitiu «cuidar dos cuidadores»

Sob a direção de Eduardo Carqueja, o Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) vai realizar, dia 12 de novembro, as suas I Jornadas.


Serão abordadas questões como o "impacto emocional imediato do diagnóstico de covid-19 em crianças e adolescentes e suas famílias" ou a "experiência pioneira" do São João na intervenção psicológica em grupo no "tratamento residencial para Perturbações do Comportamento Alimentar e Borderline da Personalide".



"Cuidar dos cuidadores"

Além do apoio psicológico prestado aos doentes covid-19 e seus familiares, a equipa de Psicologia identificou, desde muito cedo, a necessidade de prestar apoio aos profissionais de saúde, com a premissa de que é imprescindível "Cuidar dos cuidadores". E foram várias as medidas implementadas.

Segundo Eduardo Carqueja, “os estudos dizem-nos que os profissionais de saúde têm dificuldade em aceder, por eles próprios, ao pedido de ajuda psicológica. Acham que depois resolvem, que a coisa passa". Mas não só. "Naturalmente, estão também muito atarefados e quando chegam a casa querem é descansar."

Desta forma, indica o responsável, que preside à Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos, "a componente psicológica fica muitas vezes para depois e só quando adoecem é que têm mesmo de parar. Não é que não estejam disponíveis, mas sentem sempre que ‘ainda não é uma prioridade’, o que, aliás, também é típico da população em geral.”

"Cuidar dos cuidadores: Intervenção com profissionais" é precisamente o tema de uma das intervenções na mesa redonda sobre "Psicologia em contexto pandémico". Eduardo Carqueja faz questão de sublinhar que se trata de um apoio “para todos os cuidadores dos doentes das mais diversas áreas, porque acho fundamental que exista este olhar para quem cuida”.

A 1.ª edição das Jornadas do Serviço de Psicologia do CHUSJ será, assim, uma oportunidade de partilhar a intensa experiência dos psicólogos desta unidade hospitalar, em particular, neste período pandémico.


Eduardo Carqueja

O evento, que vai realizar-se no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (CIM-FMUP), estará de facto muito focado na covid-19, dado o elevado impacto na saúde mental dos portugueses e a intensa experiência e iniciativas do Serviço de Psicologia neste período, mas serão também discutidos outros temas. É o caso da intervenção do psicólogo no âmbito do Centro de Responsabilidade Integrado de Obesidade.


Antes da sessão de encerramento realiza-se ainda a conferência "Psicologia nos Serviços de Urgência", que será proferida exatamente por Eduardo Carqueja. Foi pelos mais de 200 profissionais do Serviço de Urgência que o Serviço de Psicologia começou por prestar apoio, "procurando ir ao seu encontro".


O programa pode ser consultado aqui.

A inscrição pode ser efetuada aqui.

Para mais informações: psicologia@chsj.min-saude.pt 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda