KRKA

Psiquiatras de Coimbra lançam livro sobre a saúde mental das pessoas mais velhas

No decorrer do XIV Curso Pós-Graduado sobre Envelhecimento - Geriatria Prática, que decorreu recentemente em Coimbra, foi lançado o livro "Saúde Mental das Pessoas Mais Velhas", com o objetivo principal de contribuir para a formação dos diferentes profissionais que têm de dar resposta às necessidades das pessoas mais velhas.

Com a chancela da Lidel, a obra resulta da coordenação dos psiquiatras Horácio Firmino e Joaquim Cerejeira, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e ainda Mário R. Simões, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade de Coimbra (UC), sendo fruto da colaboração de 38 peritos na área (médicos e psicólogos).



"Valorizar aquilo que fazemos"

A apresentação do livro esteve a cargo de José Martins Nunes, presidente do Conselho de Administração do CHUC, que fez uma reflexão sobre algumas das questões abordadas na obra.


Na sessão de lançamento, esteve presente Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, que mencionou o facto de Coimbra ser uma cidade que aposta muito nas questões do envelhecimento e na sua interdisciplinaridade. “Temos de valorizar aquilo que fazemos”, apontou.




Por seu lado, Horário Firmino sublinhou que o livro traduz o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 25 anos pelo Serviço de Psiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), particularmente na então Consulta de Gerontopsiquiatria (que deu depois lugar à Unidade de Gerontopsiquiatria integrada do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUC), em colaboração com a FPCE-UC.


A obra tem a participação de muitos médicos e psicólogos que fizeram a sua formação em Coimbra e têm trabalhado nos projetos de Gerontopsiquiatria e Psicogerontologia Clínica desenvolvidos nesta cidade. 

Em declarações à Just News, Horácio Firmino sublinha que a obra "conta com a colaboração de muitos que trabalharam e fizeram a sua aprendizagem connosco", mas que "poderia mesmo ter o dobro de autores a participar, que tiveram formação connosco".

Marcaram também presença na sessão António Gomes Ferreira (diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC), José Tereso (presidente da ARS Centro) e Rita Annes (Lidel). 

O livro está organizado em seis secções, que "procuram traçar um ‘roteiro’ de questões que atravessam a aprendizagem e a intervenção nas problemáticas clínicas do envelhecimento": Psicologia do Envelhecimento; Bases Neuropsicológicas; Avaliação; Psicopatologia; Intervenções; Sociedade; Direito e Saúde.


 Mário R. Simões, Horácio Firmino e Joaquim Cerejeira.

Sobre os coordenadores:
Horácio Firmino, coordenador do Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria do CHUC, foi fundador da Consulta/Unidade de Gerontopsiquiatria dos CHUC, presidente da Associação Europeia de Psiquiatria Geriátrica (2012 a 2014) e presidiu à Associação Portuguesa de Gerontopsiquiatria, da qual é sócio fundador.
Mário R. Simões coordena o Programa de Doutoramento em Neuropsicologia e da área de Psicogerontologia Clínica do Mestrado Integrado em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC.
Joaquim Cerejeira é o coordenador da Unidade de Gerontopsiquiatria do Centro de Responsabilidade Integrada de Psiquiatria do CHUC.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda