KRKA

Saúde mental infantil: «Vamos apoiar a formação dos colegas dos cuidados primários»

Rita Amaro é a nova presidente da Associação Nacional de Internos de Psiquiatria da Infância e Adolescência (ANIPIA). Entre os vários projetos está a “formação, consciencialização e empoderamento dos profissionais dos cuidados de saúde primários (CSP) e outros técnicos de saúde, para podermos caminhar para um olhar holístico sobre a criança”.

A terminar o 3.º ano da especialidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência no Hospital Dona Estefânia – Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (HDE-CHULC), Rita Amaro abraça um novo projeto: estar à frente da ANIPIA entre 2020 e 2022.  

Com a restante equipa, está a preparar novos projetos que passam por desenvolver projetos e formações junto do internato da especialidade, promovendo a proximidade e o trabalho conjunto. Mas não só: os colegas de outras áreas também não são esquecidos.


Rita Amaro

“Queremos falar de Saúde Mental na Infância e Adolescência e sensibilizar os colegas, porque, infelizmente, é um tema que ainda é pouco falado e muitas vezes esquecido. Iremos promover formações junto de médicos, como é o caso dos médicos de família, mas também de outros profissionais de saúde, para sensibilizar para a doença mental infantil.”. A responsável acrescenta: “Não há saúde sem saúde mental”.

O trabalho da ANIPIA não se ficará por aqui e haverá uma aposta em atividades junto da comunidade e das escolas, para se falar de Saúde Mental com os mais novos e ainda um investimento na dinamização das redes sociais da associação.

Estão também a trabalhar em várias iniciativas “com e para os internos”, entre as quais terá especial relevo a investigação. “A Direção da ANIPIA tem muita vontade de apostar nesta vertente investigacional, acreditando que a Associação pode ser um catalisador importante para a realização de estudos multicêntricos, de âmbito nacional.”

A trabalhar para estes objetivos estará uma equipa que, pela primeira vez, está organizada em departamentos específicos: Pedagógico e de Formação, Promoção da Saúde Mental e Hot Topics, Investigação e Marketing, Cultural, e Web Info e Redes Sociais

Rita Amaro tem 28 anos, é natural de Lisboa, e fez o mestrado integrado em Medicina na Nova Medical School. A escolha da especiliadade foi fácil. “Não podia escolher uma especialidade inócua; queria envolver-me e o funcionamento mental infantil é absolutamente fascinante”.

Tendo estado sempre ligada à vida associativa, enquanto estudante, foi com “muita vontade” que se candidatou à direção da ANIPIA, mas realça que o trabalho não é só seu: “É de toda a equipa! São pessoas em quem confio muito, que têm vontade em fazer mais pela especialidade.”
 

Direção da ANIPIA (2020-2022)

 Presidente - Rita Amaro
Vice-presidentes – Filipa Martins Silva e Sofia Vaz Pinto
Tesoureira - Inês Barroca

Núcleo de Gestão de Departamentos
Investigação e Marketing – Filipa Pedro dos Reis
Pedagógico e de Formação – Teresa Sá
Cultural – Catarina Garcia Ribeiro
Promoção da Saúde Mental e Hot Topics – Rui Ferreira de Carvalho
Web Info e Redes Sociais – Daniela Simões

 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda