KRKA

Reabilitação psicossocial para pessoas com doença mental: «A arte como ferramenta terapêutica»

"A dinamização de projetos de reabilitação psicossocial para pessoas com doença mental, mobilizando a arte como ferramenta terapêutica." Este é o foco do projeto OficINa.Com, que foi distinguido com o Prémio BPI “la Caixa” Capacitar, no valor de 28.670 euros. O trabalho é desenvolvido no âmbito da Associação r.INseRIR - Oficinas Para Todos E Para Cada Um, sediada no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS).


Carla Ferreira

Carla Ferreira, coordenadora do OficINa.Com, explica que “o prémio permitirá a dinamização de oficinas de arte e a reciclagem de móveis que fizeram parte da história e do espólio do HDS, assim como a aquisição de equipamentos informáticos e um programa de reabilitação cognitiva, uma vez que a doença mental é geradora de défices cognitivos”.

A enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria esclarece ainda que, “através da utilização de um Sistema Informático inovador, ‘RehaCom’, será possível os participantes desenvolverem as competências artísticas associadas à reabilitação cognitiva".

E acrescenta: “Esta dupla vertente de intervenção num único espaço possibilitará uma intervenção ímpar na capacitação e inclusão da pessoa com doença mental.”



OficINa.Com

"Dar respostas de inclusão socioprofissional"

O OficINa.Com surge como desenvolvimento do projeto OficINa, financiado pelo Programa de Responsabilidade Social – Fidelidade Comunidade” no valor de 47.500 euros, que prevê a construção até ao início de 2021 de um novo edifício contíguo ao Serviço de Psiquiatria do HDS.

O objetivo é “dar respostas de inclusão socioprofissional e a desmistificação da barreira do estigma associado à doença mental”.

Este é um dos 28 projetos que recebem, desta forma, 750 mil euros do BPI e Fundação "la Caixa" para "mitigar impactos da pandemia nas condições de vida das pessoas com deficiência"

Elementos da equipa r.INseRIR - Oficinas Para Todos E Para Cada Um


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda