KRKA

Pulido Valente recebe viatura para ajudar doentes com insuficiência cardíaca avançada

A Liga dos Amigos do Hospital Pulido Valente (LAHPV) entregou, esta quarta-feira, a chave de um carro elétrico para apoiar a equipa do Hospital de Dia de Cuidados Paliativos de Insuficiência Cardíaca Avançada do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).


Maria Jorge Nogueira da Rocha, presidente da Direção da LAHPV, junto da viatura que a equipa de voluntários conseguiu oferecer ao hospital

“O nosso lema é cuidar bem dos doentes e com esta viatura vamos conseguir prestar um apoio domiciliário ainda mais eficaz e de qualidade”, disse Luís Parente Martins, coordenador da Unidade Mais Sentido, o Hospital de Dia para doentes com insuficiência cardíaca (IC) avançada do Hospital Pulido Valente – CHULN.

Esta valência, inaugurada há 2 anos, é considerada pioneira em Portugal e na Europa, já que, por norma, as unidades de Cuidados Paliativos ou as equipas intra-hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos desenvolvem uma abordagem genérica dirigida a múltiplas patologias.



Enquanto estrutura integrada no Serviço de Cardiologia do CHULN, tem como principal finalidade a humanização dos cuidados de saúde em casos de doença de órgão.

“Os doentes cardiológicos sofrem em vários domínios, desde o psicológico ao ambiental ou social e esta Unidade é uma forma de prestar Cuidados Paliativos, abarcando o sofrimento holístico de dor total desde uma fase precoce”, realçou Luís Parente Martins.


Luís Parente Martins

Um dos apoios disponibilizados é uma linha telefónica que funciona 24h por dia, todos os dias da semana, podendo ser necessário uma visita domiciliária para avaliação.

Até ao momento apenas tinham a viatura da equipa de Cuidados Domiciliários do HPV, o que acarretava algumas limitações de horários. Para o responsável é mais um passo no reforço de se começar a prestar Cuidados Paliativos em doenças de órgão, de forma idêntica às oncológicas.


Maria Jorge Nogueira da Rocha, Luís Parente Martins, Madalena Rocha e Fausto Pinto

“Uma maior proximidade entre o hospital e a comunidade”

Na sede da Liga dos Amigos do HPV, à entrada do hospital, Maria Jorge Nogueira da Rocha, presidente da Direção da LAHPV, entregou a chave do carro a Fausto Pinto, diretor do Serviço de Cardiologia e do Departamento Coração e Vasos do CHULN.

Para o responsável, também diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a nova viatura vai ajudar a Unidade a dar resposta “ainda mais eficaz” às solicitações dos doentes. Como recordou, em declarações à Just News, trata-se de um apoio “muito importante” a quem sofre de IC avançada:

“O carro facilita, sobretudo, o trabalho de quem está no terreno, acrescentando mais valor a uma atividade nobre e única a nível nacional e que se espera vir a ser expandida.”



Presentes numa cerimónia pequena, como a pandemia o exige, estiveram a vogal e secretária da Direção da LAHPV, Maria da Graça Silva e Alcina Machado, assim como Madalena Rocha, administradora do Parque da Saúde Pulido Valente. Para a responsável, a doação do carro permite “uma maior proximidade entre o hospital e a comunidade”.

A viatura, um Renault Zoe, foi entregue pela ALDAutomotive, por um período de um ano, podendo o mesmo ser renovável.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda