KRKA

Radiações ionizantes: debate sobre as medidas de proteção em profissionais de saúde

"Exposição a radiações ionizantes em profissionais de saúde" é o tema central do 11º Encontro de Saúde Ocupacional em Hospitais e outros Estabelecimentos de Saúde. Organizado pela Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho (SPMT), o evento realiza-se no dia 11 de abril de 2015, no Hotel Riviera, em Carcavelos.

A iniciativa tem o patrocínio científico da Ordem dos Médicos (a confirmar) e da Direção Geral da Saúde, sendo dirigida não apenas aos médicos do Trabalho, mas também a outros profissionais com interesse na área da Saúde Ocupacional e na prevenção de efeitos associados à exposição profissional a radiações ionizantes.

A comissão organizadora conta que, "à semelhança de edições anteriores do  Encontro, o total de participantes, entre inscritos e convidados seja de, aproximadamente, 120 pessoas".

Temas a abordar

Da parte da manhã realizam-se duas mesas redondas sobre os temas "Radiações ionizantes e proteção radiológica em hospitais" e "Efeitos biológicos das radiações ionizantes", moderadas, respetivamente, por Carlos Silva Santos, professor auxiliar convidado da ENSP/UNL e coordenador nacional de Saúde Ocupacional da DGS, e por Ema Sacadura Leite, responsável do Serviço de Saúde Ocupacional do CHLN e professora auxiliar convidada da ENSP/UNL.

A seguir ao almoço, o programa contempla a apresentação e discussão de posters e apresentações orais. De seguida, terá lugar a terceira mesa redonda do encontro, dedicada à "Exposição a radiações ionizantes e medidas de proteção nos profissionais de saúde", que contará com a participação de diversos profissionais, que darão as suas perspetivas relativamente às medidas de proteção em radiodiagnóstico, neurorradiologia de intervenção, cardiologia de intervenção, medicina nuclear e radioterapia.

A reunião termina com uma sessão dedicada à discussão de "situações problema/casos clínicos", sob a moderação de António de Sousa Uva, médico do Trabalho e professor catedrático da ENSP/UNL. Este debate terá a participação de Isabel Ramos, médica do Trabalho do Serviço de Saúde Ocupacional do CHLC, Lurdes Teixeira, diretora do Serviço de Saúde Ocupacional do Hospital de Santarém, Pedro Norto, diretor do Serviço de Saúde Ocupacional do CHSJ, e Pedro Afonso Cunha, diretor do Serviço de Saúde Ocupacional do IPO de Lisboa.

Contactos:
Secretariado da SPMT
Sónia Jacinto
Telefone: 217 931 720
Fax: 217 986 595
e-mail: spmt@spmtrabalho.com 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda