Rastreio gratuito dos fatores de risco cardiovascular no Dia dos Namorados

O Hospital de Santa Maria – Porto assinala no dia 14 de fevereiro o Dia dos Namorados, com mais uma iniciativa “Bate, Bate, Coração”, em colaboração com o ginásio Holmes Place. Trata-se de uma ação de rastreio dos fatores de risco cardiovascular, que tem como objetivo "sensibilizar a população para a importância da medicina preventiva e para a manutenção de hábitos de vida saudáveis".

Os rastreios são gratuitos, abertos à população adulta de todas as idades e realizam-se entre as 10h00/13h00 e as 14h00/17h00, no átrio do Hospital de Santa Maria, na Rua de Camões, no Porto, não sendo necessária inscrição prévia.

“Todos os anos neste dia desenvolvemos esta iniciativa com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de manter o coração saudável. O coração não é só o símbolo do Amor, ele é o motor do nosso corpo e por isso é tão importante adquirir hábitos de vida saudáveis para prevenir os factores de risco de doenças cardiovasculares”, salienta Lurdes Serra Campos, diretora geral do Hospital de Santa Maria – Porto.

Os rastreios consistem na medição da tensão arterial e análise da frequência cardíaca em repouso, bem como na medição do perímetro abdominal, da percentagem de massa gorda e do índice de massa corporal, sendo estes testes realizados por técnicos do Holmes Place – Constituição e por uma enfermeira do Hospital de Santa Maria – Porto. Se forem detetados valores fora do normal, os pacientes serão encaminhados para uma consulta gratuita de Medicina Geral e Familiar para um diagnóstico mais aprofundado.

Imprimir