Cepheid Talks

Reabilitação auditiva é «arma valiosa na prevenção da demência»

“A comunicação humana no contexto da ORL” é o tema central da Reunião do Núcleo Sul da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SPORL). O evento, coordenado pelos otorrinos Maria Mestre e Pedro Escada. realiza-se nos dias 25 e 26 de novembro,no Hotel Vila Galé, em Évora.

Em declarações à Just News, Maria Mestre salienta a importância de se dar atenção à audição dos mais velhos. “O idoso tem o direito de ser um elemento ativo e participante na comunidade e, como tal, não deve ser excluído por causa das suas dificuldades auditivas”, sublinhando: “A reabilitação auditiva é uma arma valiosa na prevenção da demência.”


E acrescenta: “Deve, antes, ser ajudado e incentivado a ser um cidadão autónomo, pois, hoje em dia, é do conhecimento geral o peso e a responsabilidade da presbiacusia na demência.”

"O objetivo comum é a comunicação"

Uma das conferências da reunião vai centrar-se no debate em torno dos implantes auditivos. Questionada sobre as várias ofertas no mercado, Maria Mestre disse não estar preocupada. “Não me parece que a variedade da oferta de implantes auditivos interfira com a prática clínica dos otorrinos, pelo contrário, só poderemos beneficiar com as várias alternativas disponíveis, resultantes da evolução tecnológica”. 



A diretora do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital do Espírito Santo de Évora alerta ainda para a necessidade de se apostar mais na comunicação com os não ouvintes, daí a realização de uma conferência sobre esta matéria no dia 26 de novembro. “É preciso derrubar o tabu que existe entre a comunidade ouvinte e a surda; não faz sentido manter-nos de costas viradas, quando o objetivo comum é a comunicação, seja por via oral ou gestual.”

Outras questões vão ser debatidas na reunião, como as “Alterações genéticas com repercussões na comunicação”, “Consequências das malformações/Patologias da laringe e da traqueotomia na comunicação” e “Patologia infeciosa/inflamatória do ouvido e repercussões no desenvolvimento da linguagem e da comunicação”.



Homenagem a "uma figura incontornável"

No evento vai também ter lugar uma homenagem ao professor Madeira da Silva, que foi diretor do Serviço Universitário de ORL, Otoneurologia e Audiologia do Hospital Egas Moniz – CHLO, entre 1998 e 2012, e que faleceu este ano. “Foi uma figura incontornável no meio otorrinolaringológico, um estudioso e um professor dedicado e eloquente; com a sua morte, as ciências médicas e a ORL ficaram mais pobres.”

A reunião destina-se sobretudo a otorrinos, mas não só. “O tema abordado é multisdisciplinar, fazendo fronteira com outras especialidades médicas e não médicas, tais como Pediatria, Genética, Neurologia, Ortodontia, Audiologia, Psicologia, Geriatria, comunidade surda”, observou Maria Mestre.

O programa pode ser consultado aqui.



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda