KRKA

Realiza-se em Tomar o 32º Curso do Núcleo de Endocrinologia Diabetes e Obesidade (NEDO)

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro realiza-se, em Tomar, no Hotel dos Templários, o 32º Curso do Núcleo de Endocrinologia Diabetes e Obesidade (NEDO).

A formação, sob a direção de A. Galvão-Teles, conta, como habitualmente, com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo e Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.

A diabetes mellitus tipo 2 é o primeiro tema a ser abordado na reunião, com intervenções que incidirão na pré-diabetes, nos antidiabéticos orais e respetivas ações/contraindicações e nos novos fármacos.

De seguida, estarão em debate aspetos relacionados com a obesidade, como a cirurgia bariátrica, e a tiroideia. Ainda no sábado realiza-se uma sessão focada nos "Grandes temas": hiperprolactinémia, hipercalcémia e dislipidemia.

Além da apresentação de comunicações orais, no âmbito da Medicina Interna, Medicina Familiar e outras especialidades, o programa do dia seguinte é dedicado à "Endocrinologia do homem e da mulher", com os participantes a desenvolver vários temas: disfunção sexual eréctil, ejaculação prematura, andropausa, amenorreia secundária e síndrome ovário poliquístico.

O programa completo pode ser consultado aqui.



O NEDO foi criado em 2006 e tem como objetivo tratar e difundir os problemas relacionados com a Endocrinologia. Entre as atividades que desenvolve, destaca-se a realização de cursos pós-graduados e o desenvolvimento de investigação e apoio clínico.

Os cursos pós-graduados de Endocrinologia NEDO nasceram em 2006, logo após a saída de A. Galvão-Teles do Hospital de Santa Maria, acabando por ser um pouco a continuação dos cursos de Endocrinologia que eram organizados na instituição.

Desde então, têm vindo a realizar-se cerca de cinco cursos anuais (um em Lisboa e os restantes no Centro e Sul do país). O objetivo é que os médicos dessas zonas possam aceder com maior facilidade aos cursos.

São dirigidos a clínicos gerais, internistas e especialistas ou endocrinologistas em formação e pretendem, de acordo com A. Galvão-Teles, “tratar as doenças mais prevalentes da Endocrinologia, que incluem a obesidade, a diabetes e as doenças da tiroideia”.

Para mais informações:
Rua Rodrigo da Fonseca, 151 - 1º dto - 1070 242 Lisboa
Telef: 213 868 551
Fax: 213 812 358
email: nedo.saude@gmail.com
(inscrição no curso: 25€)

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda