KRKA

Realizou-se na Figueira da Foz a 1.ª Escola de Verão de Autoimunidade para internos

As doenças autoimunes representam cerca de 5% das patologias totais, sendo por isso importante apostar no conhecimento e atualização. Carla Noronha, médica de Medicina Interna do Hospital Beatriz Ângelo, dedica-se a esta área há mais de 10 anos e decidiu que era o momento de organizar a Summer Autoimmunity School, 1st Ed., dirigida a internos das mais diversas especialidades.

“As doenças autoimunes são patologias raras, mas, quando surgem, geralmente, atingem vários órgãos e sistemas e podem aparecer no dia-a-dia do internista, mas também do oftalmologista, do dermatologista, do pneumologista, ou do gastrenterologista, entre outros especialistas, devendo, por isso, a abordagem ser multidisciplinar”, sublinhou a coordenadora da Escola, que decorreu durante quatro dias, na Figueira da Foz.



A especialista desenvolveu que estas patologias exigem muitas vezes uma abordagem de doentes críticos em ambiente de cuidados intensivos, assim como um “olho” que consiga englobar os conceitos todos no mesmo doente e tratá-lo a ele e não à doença. Na sua opinião, a melhor pessoa para o fazer é o internista.

A ideia de criar esta Escola surgiu da evolução de um conceito que Carla Noronha já tinha criado em 2007 -- Workshop interativo em doenças autoimunes --, o seu projeto de mestrado, que alia a metodologia de casos-problema com a disponibilização dos conteúdos e avaliação online, sendo paper free.

“Julgámos que seria interessante evoluir, quer aproveitando o conceito de escola (ficarem alojados todos e conviverem), quer o conceito do próprio verão e aproveitar o que este nos pode dar (a praia e todas as atividades que podem ser feitas nesta estação do ano) e daí ser dirigido só para internos de todas as especialidades médicas, embora a grande maioria seja de Medicina Interna”, adiantou.



Com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e da Ordem dos Médicos, a Escola contou com 40 alunos (internos do 1.ª ao 5.º ano) e com a participação de preletores da área da Medicina Interna, Reumatologia, Oftalmologia, Dermatologia, Gastrenterologia, Pneumologia e Investigação especialmente dedicados a esta temática

No futuro, Carla Noronha espera que a Escola possa alargar quer o âmbito, quer a dimensão, e considera que, “quem sabe se não estamos perante uma ideia a exportar!”.











seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda