KRKA

Recovery Summit: Congresso internacional em Barcelos dedicado à reabilitação em saúde mental

É já esta quinta-feira que tem início, em Barcelos, o Recovery Summit 2023. O evento, subordinado ao tema "Pensar Global, Agir Local – Governação e Financiamento da Saúde Mental", é organizada pela associação RECOVERY, presidida por Miguel Durães.

Este congresso internacional, agora na sua 2.ª edição, é dedicado à reabilitação em saúde mental, sendo uma imagem de marca a forte participação de especialistas de vários países e entidades. Este ano, "à exceção da Oceânia, todos os continentes estarão representados no Congresso", adianta Miguel Durães, com destaque para a "representação ao mais alto nível" da Federação Mundial da Saúde Mental (FMSM).

De facto, além do presidente atual da FMSM, Nasser Loza (Egito), estará o presidente-eleito - no seu primeiro ato oficial enquanto presidente -, Tsuyoshi Akiyama (Japão), a ex-presidente, Ingrid Daniels (África do Sul), o secretário-geral, Gabriel Ivbijaro (Nigéria/Reino Unido), assim como Roberto Mezzina (Itália), vice-presidente regional para a Europa da FMSM.

O Recovery Summit 2023 conta ainda com a intervenção de outros responsáveis e académicos internacionais, com principal enfoque em Joel Corcoran (EUA), Urs Würsch (Suíça), John Saunders (Irlanda), Andrea Fiorillo (Itália), Asa Konradsson (Suécia) e Paulo Rossi Menezes (Brasil). 



"A importância das famílias na saúde mental"

Relativamente ao programa, a conferência sobre a implementação das políticas de saúde mental portuguesas, moderada por António de Sá Leuschner, ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, promete ser "um marco na compreensão das estratégias locais e suas adaptações ao contexto global".

Outro painel de destaque será sobre o papel e a importância das famílias na saúde mental, com a visão geral tanto a nível nacional como internacional. Com Teresa Lomba, administradora da Recovery IPSS, como moderadora, a sessão terá a participação de Urs Würsch, presidente da EUFAMI - Federação Europeia das Associações de Famílias de Pessoas com Doença Mental, e Joaquina Castelão, presidente da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações de Famílias de Pessoas com Experiência de Doença Mental.

A abordagem dos cuidados na comunidade e dos cuidados continuados integrados na saúde mental, com Pedro Morgado como moderador, é considerado outro "tópico crucial a ser discutido". Quanto à presença de João Teles, da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, "promete trazer uma perspetiva valiosa".


Partilhar a experiência da Recovery

O RECOVERY SUMMIT 2023 incluirá ainda "sub-painéis focados em estudos descritivos das unidades de adulto e infância e adolescência da Recovery IPSS, bem como a discussão sobre a reabilitação em saúde mental, com perspetivas internacionais e nacionais para o presente e futuro".

Quanto às masterclasses disponibilizadas durante o evento, são "momentos cruciais para a reflexão e aprendizagem, essenciais para aqueles que desejam expandir seus horizontes na área da saúde mental".

Para o presidente da Direção da Recovery, participar deste evento, é "não apenas uma oportunidade de adquirir conhecimento valioso, mas também um passo significativo para fortalecer nossa abordagem coletiva à saúde mental". O Congresso tem o apoio do Município de Barcelos e o Alto Patrocínio da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.


Mais informações aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda