Cepheid Talks

Refletir sobre «o desempenho das bibliotecas da saúde e dos seus profissionais»

"Investigação, Inovação, Intervenção. Partilha de conhecimento em saúde" é o lema das XII Jornadas da Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde (APDIS). Agendado para dias 20, 21 e 22 de abril, o evento realiza-se na Universidade de Coimbra e pretende ser "um espaço de reflexão sobre o desempenho das bibliotecas da saúde e dos seus profissionais, face à complexidade das múltiplas abordagens assumidas pela informação na área da saúde".

Prevenção em saúde também é "trabalhar a informação em saúde"

Na apresentação das Jornadas, e a propósito do tema escolhido para esta 12ª edição, a Comissão Organizadora salienta que "a capacidade de extração de grandes conjuntos de dados e de os combinar com a informação proveniente de muitas outras fontes apresenta um grande potencial para o desenvolvimento da investigação em saúde e das bibliotecas da saúde, enquanto núcleos de responsabilidade científica e social". Desta forma, a partilha de dados nos avanços da saúde "é amplamente reconhecida e o big data constitui um grande propulsor na mudança de paradigma da investigação."

É ainda destacado o facto de que "o actual paradigma da investigação em saúde, em que as nossas bibliotecas da saúde se inserem (ensino superior, hospitais, equipas médicas, laboratórios clínicos e farmacêuticos, entre outros), contempla conceitos como a produção, a preservação, a partilha e a reutilização". Essa realidade leva o profissional de informação a "construir um perfil mais rigoroso, em permanente construção e actualização, mas também mais exigente, mais pormenorizado e mais próximo do outro profissional, o da saúde, e dos doentes".

Nesse sentido, considera a Comissão Organizadora que a informação em saúde é "potenciada através da partilha do conhecimento, da investigação, do valor da inovação, mas também de momentos, das emoções e das pessoas". E sublinha: "Trabalhar a informação em saúde é mais uma forma de prevenção em saúde".



Sessões temáticas

O programa da reunião está organizado de acordo com quatro eixos temáticos: "Experiências e estratégias em Bibliotecas da Saúde", "Perspetivas de investigação", "Comunicação em Saúde" e "Informação em Saúde".

Nesta edição será ainda introduzido o Prémio Lucília Paiva, em homenagem a uma das pioneiras da APDIS, "uma promotora de competências e de perfis profissionais da maioria dos bibliotecários da saúde nacionais, e que precocemente nos deixou". Desta forma, serão dsitinguidos a melhor comunicação oral e o melhor poster apresentados nas jornadas.

Contactos:
Direcção: apdis@apdis.pt
Secretariado: secretariado@apdis.pt
http://apdis.pt/





Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda