Cepheid Talks

Reforçar a interação entre internistas e médicos de família

Se é certo que a Medicina Interna tem muitos elos, também é verdade que há ligações fortes entre internistas e médicos de família. As reuniões de trabalho entre a Medicina Interna e a Geral e Familiar não são inéditas, mas o XXI Congresso Nacional de Medicina Interna proporcionou uma aproximação física que se junta a uma proximidade científica que existe há muito.

A moderação da mesa-redonda “Que respostas para o doente crónico?”, que decorreu no segundo dia do evento, foi partilhada por Rui Nogueira e Manuel Teixeira Veríssimo, respetivamente, presidentes da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI). O lema Elos tanto serve aos internistas, como aos médicos de família. Ambos olham para o doente de uma forma global.



“A maior parte das especialidades vê a doença. O foco da nossa atenção é o doente. Há semelhanças na nossa abordagem. Portanto, faz sentido falarmos de uma série de temas em conjunto”, sublinhou Rui Nogueira. A seu ver, a Medicina Interna e a Medicina Geral e Familiar “são a base do sistema”.

O tema da mesa-redonda ajudou a evidenciar essas semelhanças. “O doente crónico ocupa mais de metade do nosso tempo. Está cada vez mais presente e representado. E tem tendência a ocupar mais espaço devido ao envelhecimento da população”, avisa Rui Nogueira, acrescentando que é necessário dar mais atenção a um indicador que não tem vindo a melhorar: o da esperança de vida saudável.



O presidente da APMGF salientou a importância de uma maior interação entre especialidades e deixou uma crítica à falta de cultura de planeamento que ultrapassa o campo da Saúde. “Somos um povo geneticamente pouco preparado para coordenar e planear. É preciso fazer um esforço para conseguirmos melhores resultados”, afirma. Em tom de ironia, lembra que em Portugal faz-se “navegação à vista desde há vários séculos, uma vocação atestada com os Descobrimentos".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda