Regulação do medicamento: Infarmed organiza reuniões com cerca de 50 presidentes de agências europeias

O Infarmed -  Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde vai ser o anfitrião de "diversas reuniões com elevado peso estratégico para o sistema europeu do medicamento". Em comunicado, é adiantado que nestes encontros, a decorrer entre 28 de fevereiro e 2 de março, vão participar os cerca de 50 presidentes das agências reguladoras dos medicamentos europeias, altos dirigentes da Comissão Europeia e o diretor executivo da EMA (Agência Europeia de Medicamentos), Guido Rasi.

No âmbito destas "reuniões de alto nível", está em destaque a reunião dos presidentes das Agências do Medicamento, acolhida pelo Infarmed, em representação da presidência búlgara do Conselho da União Europeia.

A relocalização da sede da EMA, a preparação para o Brexit, a implementação da legislação de ensaios clínicos, o plano anual da telemática europeia ou a disponibilidade de medicamentos são alguns dos temas abordados nestas reuniões.

É ainda sublinhada pelo Infarmed a importância da reunião do grupo de coordenação do desenvolvimento do Portal europeu dos ensaios clínicos, "em que Lisboa se configura como capital europeia da regulação do medicamento".



Por outro lado, e aproveitando a realização destas reuniões em Portugal, a Associação Europeia de Automedicação (AESGP) organiza a conferência anual com os presidentes das Agências do Medicamento, que teve início ontem, para discussão da implementação da agenda europeia nesta área, "nomeadamente os desafios regulamentares e das agências em relação à automedicação e aos autocuidados, que está em crescimento na generalidade dos países".

Imprimir