Cepheid Talks

Respira cria manual de apoio a doentes com DPOC

A pensar nas dificuldades que os doentes sentem na utilização dos diversos dispositivos, a associação Respira desenvolveu um manual de apoio às pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e outras Doenças Respiratórias Crónicas. A brochura explica o que são os inaladores respiratórios, técnicas de inalação, manutenção e higiene dos dispositivos.

“Os inaladores são dispositivos utilizados no tratamento de doenças respiratórias, sobretudo na DPOC, normalmente conhecidos por ‘bombas’.  Existem várias modelos, divididos em três grandes grupos, nomeadamente de spray, nuvem e pó seco”, explica a Direcção da Respira.

Em cada um destes grupos existe uma enorme diversidade de modelos, embora todos com a mesma finalidade: conduzir ao interior dos brônquios medicamentos capazes de produzir um efeito dilatador (que facilita a respiração).

“Desenvolvemos esta brochura, pois a técnica inalatória é fundamental para a eficácia do tratamento. Percebemos que muitos dos doentes inalam directamente sem fazer uma expiração prévia, o que condiciona a inspiração do medicamento e, por conseguinte, a sua eficácia, diz Luísa Soares Branco.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda