Cepheid Talks

Jornadas de Reumatologia Pediátrica: «quando suspeitar de doença reumática na criança»

A Associação Nacional de Doentes com Artrites e Reumatismos da Infância (ANDAI), presidida pelo reumatologista Melo Gomes, vai organizar, nos dias 21 e 22 de abril, as XV Jornadas Internacionais de Reumatologia Pediátrica, que se realizam na Sala de Arquivo dos Paços de Concelho da Câmara Municipal de Lisboa.

Em declarações à Just News, a propósito de uma anterior edição, Melo Gomes explica que o objetivo global destas reuniões passa por “promover a educação médica e a divulgação de conhecimentos, no âmbito da Reumatologia Pediátrica, e a conexão entre os vários centros nacionais, fazendo uma ligação entre a nossa realidade e as dos outros países”.

"Quando suspeitar de doença reumática na criança" é o primeiro tema a ser debatido na reunião, com intervenções na perspetiva "Clínica" e sobre os "Exames complementares" a fazer.



Após a sessão de abertura das Jornadas, os presidentes da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, respetivamente, Teresa Bandeira e João Eurico Cabral da Fonseca, participam numa sessão dedicada à importância das "febres". Os oradores convidados abordarão os temas: "Síndrome febril indeterminado no diagnóstico diferencial em Reumatologia Pediátrica" e "-Síndrome de activação macrofágica em Reumatologia Pediátrica".

As outras mesas redondas promovem a dicussão de temas relacionados com as doenças do tecido conjuntivo juvenis, diagnóstico diferencial das Artrites Idiopáticas Juvenis, aspetos particulares da terapêutica, conceito e terapêutica das Artrites Idiopáticas Juvenis".

Além da apresentação e discussão de Comunicações Livres, realiza-se ainda a sessão "`Novas` Doenças: Raras Doenças?", com palestras sobre "Novos Síndromes Auto-inflamatórios" e "Febre recorrente como manifestação de um síndrome autoinflamatório e síndromes autoinflamatórios de expressão óssea".



O programa da reunião pode ser consultado aqui.

Criada em 1995 por um grupo de doentes, pais e profissionais de saúde, a ANDAI pretende "ajudar a compreender estas doenças e a lidar com as novas exigências que por vezes criam às famílias". Entre várias informações e "conselhos essenciais" para os pais, a associação sublinha que "a procura de conhecimento sobre a doença, o bom relacionamento com os profissionais que seguem o doente e se necessário a procura de algum apoio emocional/psicológico, podem ser factores determinantes no modo de lidar com estas situações."

Inscrição:

Até dia 01/04/2016 - 50€
A partir de 02/04/2016 - 100€
A inscrição deve ser efetuada em www.andai.org.pt, sendo gratuita para internos de Reumatologia e associados da Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia (APPSReuma). Internos de Pediatria têm 50% de desconto.

Contacto para a apresentação de Comunicações Livres: jornadas.andai@andai.org.pt 






seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda