Cepheid Talks

Reunião de Imunoalergologia mostra «vitalidade da SPAIC» em tempo de pandemia

Decorre deste ontem e até amanhã a 41.ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) em formato online, assinalando os 70 anos da Sociedade. O presidente, Manuel Branco Ferreira, anunciou que as apresentações ficarão disponíveis online a partir de outubro, para quem se inscreveu, mas que por qualquer motivo não pôde assistir. “Esta é uma das vantagens dos eventos online”, disse.

Manuel Branco Ferreira realçou que a decisão de se organizar o evento em formato digital teve por base um questionário enviado aos membros da Sociedade. “A SPAIC optou por ouvir os sócios, dando-lhes voz, e mais de 80% escolheram o modelo digital por causa dos riscos associados à pandemia.”


Manuel Branco Ferreira

Presente na sessão esteve também Pedro Martins, vice-presidente, que sublinhou a participação dos colegas imunoalergologistas na reunião. “Apesar das dificuldades no exercício da sua prática clínica e das circunstâncias adversas, recebemos cerca de 100 resumos científicos, um número em linha com os anos anteriores.” Como acrescentou: “Fica assim demonstrada a vitalidade da nossa Sociedade.”

A Emília Faria, secretária-geral, coube a tarefa de apresentar os vencedores dos Prémios/Bolsas SPAIC 2020 (em baixo), mas antes fez questão de deixar algumas palavras de homenagem a Luís Delgado, presidente de Honra da 41.ª Reunião Anual da SPAIC:

“O Professor desenvolveu um papel fundamental nos últimos anos, particularmente em duas áreas de excelência: investigação e interface clínico-laboratorial e na projeção da Imunoalergologia nacional além-fronteiras.”


Emília Faria, Manuel Branco Ferreira, Pedro Martins e Luís Delgado

Mais do que agradecer, Luís Delgado relembrou os 70 anos da Sociedade e como “a próxima década terá novos desafios” por causa da pandemia da covid-19. Relembrou ainda a importância da Imunoalergologia na saúde. “Como dizia o nosso primeiro presidente, Adelino Padesca, as doenças alérgicas não são uma doença em si, daí que não haja nenhuma área na Medicina onde a alergia não tenha implicações.”

Na Abertura destacou-se ainda a Bolsa SPAIC de Investigação Clínico-Laboratorial Palma Carlos, cujas candidaturas decorrem até 31 de janeiro de 2021 e a sessão SPAIC/World Allergy Organization (WAO) sobre “Pandemia e Alergia”, que decorre no último dia do evento.

Quem também se juntou à Reunião foi a Associação Portuguesa de Asmáticos, a ADERMAP – Associação Dermatite Atópica Portugal, a Associação de Doentes com Angioedema Hereditário e a Associação Portuguesa de Doentes com Imunodeficiências Primárias.


VENCEDORES DOS PRÉMIOS SPAIC 2020:


Prémio SPAIC-AstraZeneca

“PASMA 20-30: Painel online de doentes para vigilância do controlo da asma 2020-2030”
Autores: Ana Sá-Sousa, Ana Margarida Pereira, João Marques, Nuno Neuparth, João Almeida Fonseca, Cristina Jácome (Estudo multicêntrico numa parceria entre FMUP, Serviço de Imunoalergologia da CUF Porto, Serviço de Imunoalergologia do HDE-CHULC, CEDOC-NMS e Centro de Investigação do Porto)

Prémio SPAIC-Diater

1.º Prémio ex-aequo:

“Key elements in hypersensibility reactions to chemotherapy: experience with rapid drug desensitization in gynaecological cancer in a tertiary hospital”
Autores: Iolanda Coutinho, Filipa C. Sousa, Francisca Cunha, Cristina Frutuoso, Carmelita Ribeiro, Carlos Loureiro, Fernanda Águas e Ana Todo Bom (Serviço de Imunoalergologia e Departamento de Ginecologia, CHUC)

“Rapid desensitization to acetylsalicylic acid in patients with ischemic heart disease: 10-year experience of a Portuguese allergy department”
Autores: Rita Brás, Joana Caiado, Pedro Canas da Silva e Elisa Pedro (Serviços de Imunoalergologia e Cardiologia, HSM-CHULN)


Prémio Roxall


1.º Prémio:

“Self-reported adverse reactions to subcutaneous airbone allergen immunotherapy”

Autores: Ana Margarida Pereira, Mariana Pereira, Luís Miguel Araújo, Maria Graça Castel-Branco, Ana Morête e João Almeida Fonseca (CUF Porto e CINTESIS)

2.º Prémio ex-aequo:

“Imunoterapia com aeroalergénios em tempos de covid-19”
Autores: Joana Cosme, Amélia Spínola-Santos, Anabela Resende, Susana Marques e Elisa Pedro (HSM-CHULN)

“Imunoterapia subcutânea com aeroalergénios num hospital central em Portugal durante a maior pandemia do século”
Autores: Maria Inês Silva, Amélia Spínola-Santos e Elisa Pedro (HSM-CHULN)


Prémio SPAIC-Tecnifar

“Baixa adesão à terapêutica da asma durante a gravidez”

Autores: Cátia Santa, Eduarda Milheiro Tinoco, Daniela Machado, Inês Franco, Inês Ladeira e Ricardo Lima (Serviços de Imunoalergologia e Pneumologia do CHVNG/E)




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda