KRKA

Reunião multidisciplinar sobre contraceção: abordar a saúde sexual e reprodutiva «de forma abrangente»

“Contracepção: tempo de mudanças” é o lema da 5ª Reunião Nacional da Sociedade Portuguesa da Contracepção (SPDC), que se realiza nos dias 25 e 26 de setembro de 2015. A reunião, que mantém a sua vertente multidisciplinar, conta com a participação de palestrantes nacionais e internacionais.

Em nota introdutória, dirigida aos especialistas, a presidente da direção da SPDC, Teresa Bombas, e a presidente da reunião, Fátima Palma, salientam que a saúde sexual e reprodutiva deve ser encarada "de forma abrangente". Por esse motivo, referem, o programa deste ano "contempla a divulgação e discussão de informação sobre alguns aspectos particulares da saúde sexual e reprodutiva, das adolescentes, das mulheres com doenças auto-imunes e reumatológicas, das mulheres com obesidade e das doentes oncológicas, entre outros assuntos".

"Contraceção: doenças auto-imunes e reumatológicas" é exatamente o tema da primeira mesa redonda do programa, onde os intervenientes abordarão questões relacionadas com as doenças auto-imunes e reumatológicas mais frequentes em idade fértil, a contraceção em portadoras de doenças reumatológicas e a contraceção e LES.


Organizado em várias mesas redondas e conferências, o programa contempla também um debate sobre a "Saúde sexual e reprodutiva nos dias de hoje", a apresentação de comunicações livres e posters e a entrega do Prémio Contraceção 2015.

A última sessão, intitulada "Sexualidade e contraceção na doente oncológica", irá promover o debate sobre a doença oncológica em idade fértil, a sexologia na doente oncológica e a contraceção em doente oncológica.

No âmbito do evento terá lugar, dia 24 de setembro, a VI Reunião de reflexão sobre interrupção voluntária da gravidez (IVG) por opção da mulher. Sob o lema "8 anos depois da Lei", esta reunião inclui, entre outros temas, a mesa redonda "O contexto psico-social da IVG", com intervenções sobre a Saúde Mental no processo da IVG, a importância da comunicação na Consulta de IVG e o papel do Serviço Social no decorrer do processo da IVG.

O programa provisório pode ser consultado aqui.

Para mais informações
:
Secretariado - Mundiconvenius
Avenida 5 de Outubro, n.º 53 - 2º andar | 1050-048 Lisboa
tel  213 155 135 / 213 528 078
e-mail reuniaospdc@mundiconvenius.pt
Site da reunião: www.spdc2015

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda