My Servier

RISORIUS junta médicos para «debater o riso de uma forma holística»

"Falar, aprofundar, estudar e debater o riso." Este é o principal objetivo das "Jornadas de saúde: Medicina e Humor", que se realizam já este sábado. A iniciativa realiza-se no âmbito do festival RISORIUS - Festival de Humor e Arte de Albergaria-a-Velha, promovido por Carlos Vidal, médico especialista em Medicina Geral e Familiar e humorista.

"Debater o riso de uma forma holística"

Em declarações à Just News, Carlos Vidal sublinha que as jornadas têm a "pretensão de tratar o humor da forma como deve ser encarado - com seriedade".

Do programa fazem parte três painéis, com três intervenientes cada um e um moderador. "Um dos intervenientes será um médico e os restantes de áreas distintas, de forma a podermos debater o riso de uma forma holística", explica.

Carlos Fiolhais, Maria do Céu Santo, Eduardo Sá, Teresa Paiva ou Francisco George são alguns dos oradores convidados das jornadas que decorrerão no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha.

De acordo com Carlos Vidal, cada interveniente fará uma exposição de cerca de 10 a 15 minutos, "onde o riso ou o humor tenha sido a tónica principal (como desbloqueador, como elemento de aproximação ou cisão, como forma de lidar ou atenuar um problema…) e tenha, de alguma forma, contribuído para o assunto em questão".

E acrescenta: "A liberdade será total. No final, faremos uma mesa redonda com os participantes do painel, onde debateremos um tema comum relacionado com o humor."

Carlos Vidal

"Benefícios terapêuticos do humor"


O interesse de Carlos Vidal pelo humor não é de agora, como o próprio recorda: "Realizei a minha tese de mestrado sob o tema ´Benefícios terapêuticos do humor`, na qual procurei fazer uma perspetiva histórica do humor e estudá-lo de forma científica."

E, na sua opinião, não há qualquer dúvida: "Acredito que, em ambiente clínico, converte-se em empatia, privilegiando a relação médico-doente."

Carlos Vidal é curador do RISORIUS desde a sua 1.ª edição, tendo a última decorrido em 2019, devido à pandemia. O objetivo é que o RISORIUS continue a ser um projeto muito inclusivo e, por isso, "prima por ser uma montra das várias vertentes do humor."

Assim, desde exposições, a conversas, workshops, teatro, literatura ou cinema, "o evento conta com os melhores artistas nacionais, sendo ainda abordadas diferentes manifestações artísticas – plásticas e performativas – como o desenho, a fotografia ou o stand-up comedy".

O evento vai realizar-se nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril (Warm-up) e 7, 8, 9 e 10 de abril de 2022. 



A inscrição é gratuita, podendo ser efetuada através do e-mail: reservas.ctalba@cm-albergaria.pt 

O programa das Jornadas pode ser consultado aqui.

O programa completo do RISORIUS 2022 está acessível aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda