Roberto Ferrari é o convidado especial do Dia da Faculdade de Medicina de Lisboa

O italiano Roberto Ferrari, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Ferrara, é o conferencista convidado da Comemoração do Dia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), que acontece esta segunda-feira.

Em declarações à Just News, Fausto Pinto, diretor da FMUL, realça que o convite foi feito ao seu homónimo em Ferrara sobretudo numa “perspetiva de internacionalização da FMUL e de uma maior aproximação desta com outras faculdades estrangeiras”.

De acordo com Fausto Pinto, diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Roberto Ferrari distingue-se pelo facto de ser um investigador célebre em Investigação Básica e Clínica, nomeadamente nas áreas da insuficiência cardíaca, das doenças das artérias coronárias e da isquemia miocárdica. À semelhança de Fausto Pinto, o orador convidado foi também já presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia (SEC).


Roberto Ferrari e Fausto Pinto.

O Dia da Faculdade é comemorado todos os anos e coincide com o início do ano académico e a receção aos novos alunos.



A sessão de abertura contará com as intervenções do diretor da FMUL e do presidente da Associação de Estudantes, Rafael Inácio. Após a conferência de Roberto Ferrari, segue-se um Juramento de Hipócrates para os alunos do primeiro ano.

Será igualmente promovido um conjunto de homenagens (a docentes jubilados, novos docentes catedráticos, associados e agregados, novos doutorados, docentes com 25 anos de Serviço, pessoal técnico e administrativo com 25 anos de Serviço e médicos com 50 anos de licenciatura) e terá lugar uma alocução do reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra.

Caberá ao Coro/Orquestra da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina (AEFML) o encerramento das comemorações, com um momento musica.

Imprimir