Roda da DPOC lançada nas 9.as Jornadas do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias

Foi lançada oficialmente em Portugal, no primeiro dia das 9.as Jornadas do GRESP - Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias, a denominada Roda da DPOC.

Como explica a médica de família Maria João Barbosa, que coordena o Grupo de Interesse da DPOC do GRESP/APMGF (Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar), trata-se de uma ferramenta criada para “ajudar a despoletar novas conversas sobre a personalização dos cuidados à pessoa com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC)”.


Pedro Fonte, membro da coordenação do GRESP, lidera o projeto junto com Maria João Barbosa

O documento inclui um resumo das atuais recomendações sobre as melhores práticas de gestão das pessoas com DPOC. Um dos lados é especialmente dedicado aos médicos, auxiliando na escolha da terapêutica farmacológica; o outro destina-se a qualquer profissional que preste cuidados a estes doentes.

Foi em 2021 que o International Primary Care Respiratory Group (IPCRG) iniciou o programa COPD Right Care, um movimento social global que tem como finalidade melhorar o acompanhamento de quem tem DPOC. O objetivo é não só identificar essas pessoas mas também ajudar a prestar o tratamento mais recomendado e seguro, centrado na personalização, através da tomada partilhada de decisões.




“O tratamento da DPOC clinicamente eficaz e com boa relação custo-benefício consiste, à partida, num diagnóstico correto e bem comunicado, que considera a multimorbidade e a terapêutica, que inclui múltiplas intervenções para atender às necessidades individuais”, esclarece Maria João Barbosa, acrescentando:

“No entanto, sabemos que isto nem sempre ocorre da forma ideal e, quando medido, tanto nos CSP como nos secundários, existe uma heterogeneidade consistentemente persistente e injustificada. Com o programa COPD Right Care, pretende-se assim fornecer conselhos práticos e apoio para facilitar a orientação correta.”


Maria João Barbosa

Atualmente, o movimento COPD Right Care está a desenrolar-se como piloto em quatro países – Portugal (GRESP/APMGF), Espanha (GRAP), Brasil (GEPRAPS) e EUA (Fundação DPOC) –, incluindo também um representante dos doentes da Fundação DPOC dos EUA e um farmacêutico comunitário do Reino Unido. Em Portugal, o projeto é liderado por Maria João Barbosa e pelo também médico de família Pedro Fonte, membro da coordenação do GRESP.

Mas a Roda da DPOC é apenas uma das duas ferramentas que têm sido trabalhadas para ajudar a despoletar novas conversas sobre a personalização dos cuidados às pessoas com DPOC. A segunda, ainda em desenvolvimento, será dedicada sobretudo a vários aspetos da terapêutica farmacológica. “Outras novidades surgirão nos próximos meses!”, garante Maria João Barbosa.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda