ROI UP lança guia sobre o papel da inteligência artificial «na reputação da indústria farmacêutica»
No âmbito da apresentação do II Observatório Pharma de Redes Sociais, Mafalda Miguel, diretora da ROI UP em Portugal, anunciou que a agência especializada na área de Life Science vai lançar, ainda este mês, "um white paper focado na questão da reputação online em plataformas de Inteligência Artificial (IA)".
Em declarações à Just News, a responsável salienta que, "se as redes sociais, sites, notícias, etc., faziam já parte da construção de uma boa pegada digital, agora há que ter em conta o novo player que é a Inteligência Artificial. A informação que aparece em plataformas como ChatGPT, Copilot, Gemini e Perplexety pode afetar positivamente, ou não, a reputação e perceção de uma marca para o público em geral, profissionais da área, stakeholders, parceiros, entre outros".
Lembra também que é importante ter em conta alguns dados nacionais que "indicam que mais de metade dos utilizadores já utiliza ferramentas de IA para procurar informações em vez de recorrer ao Google".
Assim sendo, na sua opinião, "otimizar a presença online em todo o ecossistema digital permitirá às marcas ser melhor percecionadas em ferramentas de Inteligência Artificial, o que contribuirá para a sua reputação e credibilidade".
Mafalda Miguel
Observatório evidenciou "alinhamento dos participantes"
O evento promovido pela ROI UP no final de janeiro, girou em torno do "II Observatório Pharma de Redes Sociais", e permitiu abordar a forma como "as TOP 10 farmacêuticas em Portugal comunicam nas redes sociais" e, para Mafalda Guedes Miguel, não há qualquer dúvida de que "foi um sucesso".
A iniciativa, de "carácter inovador", contou com a presença de "grande parte das empresas analisadas no estudo (que decorreu ao longo de 12 meses), através dos seus representantes mais ligados à área do Marketing". E não só, conforme explica:
"Registámos também a presença de outras farmacêuticas que quiseram estar para perceber o estado da comunicação digital no setor e estratégias eficazes para aplicar nas suas redes sociais. Além disso, no fim foi possível conversar com vários representantes para recolher inputs, e perceber que estávamos muito alinhados em toda a informação que foi sendo avançada."
"É possível arriscar e ter bons resultados"
Segundo a diretora da ROI UP Portugal, o foco do encontro foi "a apresentação de um resumo executivo do Observatório que incluiu exemplos e as principais conclusões a reter ao nível de indicadores como paid social, influencers, tom, interação, sentimento e target B2B/B2C para o Top 10 de empresas farmacêuticas".
No entanto, a sessão, moderada por João Soares Barros, coordenador da Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica na ESCS, contou ainda com dois outros momentos altos: Além da revelação e pequena amostra, "em primeira mão", de um barómetro que constará no white paper sobre a reputação online em plataformas de Inteligência Artificial, foram discutidos dois estudos de caso da Bayer.
"É sempre um momento interessante e muito rico quando conseguimos colocar uma empresa farmacêutica do nível da Bayer Portugal a partilhar a sua experiência e casos de sucesso através de um evento como o nosso", afirma Mafalda Miguel.
E salienta que maior ainda é essa satisfação, já que "a ROI UP trabalha ao lado da Bayer há anos, sendo que, em Portugal, fomos a agência responsável pela migração e otimização de todos os seus sites atuais (marca e produtos), além de termos um elemento da ROI UP integrado na equipa da Bayer para gerir todo o projeto (um implante)".
João Soares Barros, Mafalda Guedes Miguel, Mariana Mousinho e Paula Neto
Relativamente às apresentações da Bayer no evento, adianta que Paula Neto, senior brand manager da Bepanthene, destacou "a importância da aposta numa estratégia de influencer marketing, e até da criação de comunidades para alcançar um público-alvo específico (caso do produto Bepanthen Tattoo e Pro Team Bepanthen Tattoo)".
Quanto a Mariana Mousinho, brand manager Canesten, "levou para a conversa a ousada campanha da sereia, para abordar a temática da vaginose bacteriana, mostrando que é possível arriscar e ter bons resultados numa campanha desde que a essência e a mensagem nunca se percam."
"Queremos continuar a aprimorar estes estudos"
O Observatório Pharma de Redes Sociais realizou-se este ano pela segunda vez e, de acordo com Mafalda Guedes Miguel, este é seguramente um projeto para continuar "Queremos, aliás, ir inovando na informação que apresentamos, e na forma de o fazer", refere, acrescentando:
"Este evento foi mais um passo que nos permitiu ´sentar` com as empresas farmacêuticas também para aprendermos mais, os ouvirmos e agora temos mais ferramentas para continuar a desenvolver e aprimorar estes estudos."
O acesso ao Observatório Pharma de Redes Sociais "é possível e é totalmente gratuito, basta aceder a este link https://life-science.roi-up.pt/ e qualquer pessoa interessada poderá descarregar os dois Observatórios já realizados pela ROI UP Portugal."