My Servier

Comemoração do 1.º Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação: Homenagem a Sales Luís

Realizou-se esta terça-feira, 18 de outubro, a primeira comemoração oficial do Dia Nacional da Enfermagem de Reabilitação. A iniciativa, que se realizou em Lisboa, ficou marcada pela homenagem prestada a Maria de Lourdes Sales Luís, "fundadora da Enfermagem de Reabilitação Portuguesa", sublinha Belmiro Rocha, presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER).

Em declarações à Just News, recorda que a enfermeira Sales Luís, atualmente com 91 anos, "esteve na génese do primeiro Curso de Especialização em Enfermagem de Reabilitação (CEER), que data de 18 de outubro de 1965, na Escola de Reabilitação em Alcoitão, após ter efetuado o Curso de Especialização  em Enfermagem de Reabilitação nos Estados Unidos da América".


Intervenção de Belmiro Rocha na cerimónia

"Um modelo de referência"


De acordo com Belmiro Rocha, "além de ser a precursora da Enfermagem de Reabilitação em Portugal, ao longo da sua vida profissional, interveio e atuou como um modelo de referência para enfermeiros, estudantes e professores de Enfermagem de Reabilitação".

E acrescenta: "Exalta-se a sua dedicação, competência, excelente desempenho, criatividade, iniciativa, capacidade de planeamento e organização em prol de um novo conceito de enfermagem especializada e do ensino desse conceito, com contributos de extrema relevância para os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação e para a reabilitação, humanização e qualidade de vida da pessoa com deficiência".



Belmiro Rocha faz ainda questão de destacar uma das mensagens centrais que a enfermeira Sales Luís transmitiu ao longo da sua vida: "Sempre defendeu que ´Não basta salvar vidas, há que dar vida a essas vidas`, em suma, há que lhes dar (mais) Qualidade de Vida!".



"É um momento muito especial"

A homenagem foi recebida com emoção por parte de Sales Luís, reconhecendo mesmo que "custa muito". A enfermeira, atualmente a viver na Casa de Santa Maria, uma valência da Associação de Apoio a Profissionais do Hospital de Santa Maria, foi já alvo de vários reconhecimentos públicos, existindo mesmo um prémio com o seu nome, atribuído anualmente e  instituído pela Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação em 2014.

Contudo, o facto de estar agora intimamente associada à criação do Dia Nacional da Enfermagem de Reabilitação "é um momento muito especial".


O ministro da Saúde fez questão de marcar presença na iniciativa

E será que Sales Luís logo desde cedo se apercebeu de que a Enfermagem de Reabilitação poderia vir a ter esta importância? "Na verdade, sim. Porque sabia que era algo importante", refere à Just News, explicando porquê:

"Como enfermeira, verifiquei que havia determinados aspetos, sobretudo naqueles indivíduos amputados, tetraplégicos, paraplégicos, com alterações, dada a idade do seu estado de demência em alguns casos, que precisavam de ter alguém que os tratasse e os recuperasse."


Maria de Lourdes Sales Luís


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda