Saúde mental: «criar sinergias» entre os diferentes prestadores de cuidados

É sob o lema "Saúde mental e crises: interceções e sinergias" que se realiza, nos dias 14 e 15 de abril de 2015, o XII Congresso de Psiquiatria S. João de Deus. A organização é do Instituto S. João de Deus e do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

Estão já confirmados os seguintes oradores: Xavier Pomés, Maria João Heitor, Teresa Maia Correia, Bessa Peixoto, Paula Carneiro, José Manuel Pereira de Almeida, Paulo Lopes, Luís Ferreira, Susana Carreiro, Carlos Ramalheira e Margarida Neto.

A realização do evento tem, como principal objetivo, "a promoção da discussão de temas atuais ligados à psiquiatria e aos cuidados em saúde mental", refere a comissão organizadora, recordando que, desde 1982, o congresso "trouxe já à discussão não só a experiência prática do cuidar promovida nos Institutos Hospitaleiros em Portugal, ou os últimos paradigmas no campo da medicina psiquiátrica, mas também o cruzamento dos temas sociais atuais e as suas implicações na saúde mental das pessoas".

A edição de 2015 assume uma especial relevância, já que se realiza no âmbito do centenário da morte do restaurador da Ordem Hospitaleira em Portugal e Fundador das Irmãs Hospitaleiras, S. Bento Menni.

Relativamente ao tema escolhido para a 12ª edição do Congresso de Psiquiatria S. João de Deus, a comissão organizadora, considera que o tempo de crise em que vivemos "desafia-nos a criar sinergias e interceções entre os diferentes prestadores de cuidados. Por conseguinte, a reflexão sobre os temas que compõem o programa do congresso assume especial importância: é importante para as instituições, já que pode proporcionar novos olhares e desenhar novos caminhos de ação; é importante também para todos os que na sociedade civil se preocupam com as questões ligadas ao âmbito da saúde mental."

Até dia 2 de fevereiro podem ser enviados resumos dos posters a apresentar no congresso, com a indicação dos seguintes dados: título, nome do/a autor/a ou autores/as e filiação institucional, resumo (máximo 200 palavras) e contacto de email e telefone.

Contacto: Congresso.psiquiatria@isjd.pt

Imprimir