Cepheid Talks

SCAS 2015: «a saúde não se faz só de médicos e enfermeiros»

Entre os dias 20 e 26 de abril realiza-se a Semana das Ciências Aplicadas na Saúde (SCAS), "um dos maiores eventos empreendedores dos alunos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC)", refere a presidente da Associação de Estudantes (AE), Élia Batista. A SCAS 2015 é organizada pela AE-ESTeSC, em estreita colaboração com a presidência da escola, e terá lugar no Dolce Vita Coimbra que, desde 2010, torna possível a sua realização.

Élia Batista refere que esta atividade tem um "sabor especial" por se tratar da 10ª edição e adianta que, ao longo destes anos, receberam mais de 500 000 visitas e foram efetuadas "cerca de 200 000 avaliações à saúde da população da região centro".

A presidente da Associação de Estudantes salienta que "são 10 anos a mostrar à sociedade civil as profissões associadas aos cursos de licenciatura e mestrado ministrados na ESTeSC, através da avaliação dos níveis de saúde dos visitantes."

E acrescenta: "Porque há muito mais profissionais a cuidar da saúde do que se pensa: a saúde não se faz só de médicos e enfermeiros".

Assim, a partir do dia 20 de abril e durante uma semana, será possível realizar, no piso 0 do Dolce Vita Coimbra, avaliações nas áreas das licenciaturas e mestrados ministrados na ESTeSC: Audiologia, Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Engenharia e Segurança do Trabalho, Farmácia, Fisiologia Clínica, Fisioterapia, Imagem Médica e Radioterapia, Saúde Ambiental. 

De acordo com a organização da SCAS, serão efetuados diversos exames de rastreio, nomeadamente relacionados com a audição, glicémia e colesterol, tensão arterial, avaliação nutricional, eletrocardiograma, radiografia do tórax, avaliação do equílibrio e postura, entre outros.



Apoio de empresas, associações e sociedades científicas

O Grupo Auchan (hipermercados Jumbo), Câmara Municipal de Coimbra, Associação Portuguesa dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública, Associação Nacional de Saúde Ambiental e  Associação Portuguesa de Licenciados em Farmácia são algumas das mais recentes entidades que se associaram a esta iniciativa.

Anteriormente, já o evento contava com outros apoios, como é o caso da ARS do Centro, Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, delegação centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Fundação Portuguesa do Pulmão, Ordem dos Nutricionistas, Associação Portuguesa de Audiologistas, Associação Portuguesa de Dietistas.

Gala 10 anos
Com o propósito de celebrar os 10 anos de existência deste evento e de "juntar aqueles que fizeram e fazem da Semana das Ciências Aplicadas à Saúde uma referência", a organização realiza, dia 17 de abril, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, a Gala 10 anos da SCAS.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda