Cepheid Talks

Secretária de Estado da Ciência presidiu à cerimónia de entrega dos Prémios Pfizer

A 58ª edição dos Prémios Pfizer distinguiu três projetos de investigação, dois de investigação básica e um de investigação clínica, selecionados pelo júri entre os 72 trabalhos concorrentes. A cerimónia de entrega dos prémios, presidida pela secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, teve lugar na Sala de Actos da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

O evento contou ainda com a presença do presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, José Caldas de Almeida, do sub-diretor da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, António Jacinto, bem como da diretora geral executiva dos Laboratórios Pfizer, Ana Torres.

João Taborda Barata e Henrique Veiga-Fernandes, ambos do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Faculdade de Medicina de Lisboa e Hélder Maiato, do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) foram os cientistas vencedores.



Os projectos premiados apresentam:
- Avanços significativos no conhecimento sobre a vida e descrição de um novo ponto de controlo na divisão celular.
- Uma nova solução para a expansão e transplantação das células estaminais da medula óssea.
- Resultados promissores para futura terapêutica alternativa para o tratamento de leucemia bastante frequente em crianças.



Projetos vencedores dos Prémios Pfizer 2014:


INVESTIGAÇÃO CLÍNICA
CHK1 overexpression in T-cell acute lymphoblastic leukemia is essential for proliferation and survival by preventing excessive replication stress



INVESTIGAÇÃO BÁSICA
Feedback control of chromosome separation by a midzone Aurora B gradient



INVESTIGAÇÃO BÁSICA
The neurotrophic factor receptor RET drives haematopoietic stem cell survival and function


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda