KRKA

Segurança do doente: enfermeiros do Hospital da Prelada organizam congresso internacional

Os enfermeiros do Hospital da Prelada realizam, dias 16 e 17 de setembro de 2022, um evento intitulado "Segurança do doente - First, do no harm". A iniciativa visa, nomeadamente, comemorar o Dia Mundial da Segurança do Doente que, este ano, tem como foco a medicação segura.

De acordo com Filomena Maia, enfermeira diretora desta unidade hospitalar, a realização da iniciativa visa igualmente "envolver todos os profissionais de saúde na discussão e partilha de conteúdos relativos à segurança do doente", bem como promover uma "rede de networking com profissionais de saúde de diferentes organizações nacionais e internacionais".

Filomena Maia

A preocupação em promover um debate transversal justifica-se, "atendendo à dimensão multi profissional e interdisciplinar da Segurança do Doente", conforme explica a responsável.

O programa do evento reflete precisamente essa abrangência. Inclui, por exemplo, uma mesa sobre a "Segurança do Doente em Todos os Contextos de Cuidados", com  a participação de representantes dos cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares, cuidados continuados integrados, Estruturas Residenciais para Idosos e hospitalização domiciliária.

A necessidade de um "conhecimento profundo sobre qualidade e segurança do doente"

"É nosso entendimento que não é possível construir organizações de saúde promotoras da segurança do doente sem que os profissionais tenham conhecimento profundo sobre qualidade e segurança do doente", refere Filomena Maia. Nesse sentido, a responsável salienta que esse conhecimento é uma "condição necessária e obrigatória" para que ocorra uma "integração na prática clínica diária".

A pré-inscrição no congresso, que decorrerá no Hospital da Prelada, pode ser efetuada 
aqui.

Podem ser consultadas mais informações aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda