KRKA

Semana Internacional de Emergência Médica da Madeira 2014

Dia 5 de setembro tem início, no Funchal, a 5ª edição da Semana Internacional de Emergência Médica da Madeira (SIEMAD), organizada pelos Serviços de Urgência, Medicina Intensiva, Anestesiologia, Medicina Interna, Cirurgia Geral e Serviço de Formação e Investigação do SESARAM (Serviços de Saúde da Região Autónoma da Madeira).

O evento começa com a Cerimónia de Abertura da SIEMAD, na Biblioteca do Hospital Dr. Nélio Mendonça. No mesmo dia decorrerá também a Reunião "UM DIA UM TEMA", da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, envolvendo o Capítulo de Trauma: "Catástrofes Abdominais".

Nos dias 12 e 13 de setembro terá lugar, na Biblioteca do Hospital Dr. Nélio Mendonça, o 4º Congresso dos Serviços de Urgência dos Hospitais EPE, que decorrerá sob o lema "Organização, Investigação e Simulação".

O Dia Mundial da Sepsis será assinalado, pela 3ª vez, no dia 13 de setembro. A comissão organizadora do SIEMAD considera que, "após 6 anos de VVS (Via Verde da Sepsis), chegou o momento de, em conjunto, refletirmos sobre o que fazemos, no intuito de encurtar a distância entre a nossa prática e a abordagem ideal de um doente com sepsis". Neste sentido, serão realizadas duas mesas redondas, subordinadas aos temas: "Sepsis, diagnóstico e estratificação precoces" e "Choque Septico, uma emergência terapêutica". No final da manhã, realiza-se a assinatura de um protocolo de colaboração para a atividade clínica e de investigação entre o SESARAM, a Universidade da Madeira e a Coordenação Nacional da VVS.

Entre outras ações que se realizam no âmbito da SIEMAD, serão organizados diversos cursos, da responsabilidade das seguintes entidades: Sociedade Portuguesa de Cirurgia, Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, Grupo de Infecção e Sepsis do Hospital de São João no Porto, Associação para a Cooperação e Formação em Emergência Médica, European Society for Trauma and Emergency Surgery, Sociedade Portuguesa de Simulação e das Ciencias Aplicadas a Saúde, e Associação Lusitana Trauma e Emergência Cirúrgica.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda