Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias: «Melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos doentes»
De 22 a 29 de abril assinala-se, novamente sob o lema "Testar, diagnosticar, tratar", a Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias, com o objetivo de consciencializar a população em geral para uma patologia que estima-se que afete uma em cada duas mil pessoas.
“O diagnóstico precoce, a instituição atempada de terapêutica correta e a adoção de protocolos de vigilância adequados a cada patologia permitem aumentar a sobrevida destes doentes e melhorar significativamente a sua qualidade de vida”, explica Ricardo Pereira, presidente da Associação Portuguesa de Doentes com Imunodeficiências Primárias (APDIP).
Encontro de Famílias e Caminhada pela Saúde
O responsável adianta que, dia 23 de abril, se realiza em Coimbra o V Encontro de Famílias, com o objetivo de “melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos doentes com Imunodeficiências Primárias”.
Este evento terá a presença de profissionais de saúde, nomeadamente, os médicos Frederico Regateiro e Laura Marques e a enfermeira Olinda Póvoas, bem como os responsáveis pela organização, a APDIP. O público presente será ainda "convidado a colocar todas as dúvidas relativas a esta patologia, após uma visita ao Exploratório Centro Ciência Viva".
Durante esta semana dedicada às IDP realizam-se ainda atividades no dia 29 de abril, Dia Mundial da Imunologia, culminando numa caminhada simbólica em Belém, no dia 1 de maio, tratando-se da III Caminhada pela Saúde. Esta caminhada, que terá a distância de 5km, terá a Torre de Belém como ponto de encontro (pelas 10h) e qualquer pessoa poderá participar sem qualquer custo associado.
Ricardo Pereira faz questão de sublinhar que, durante a Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias, organizações de todo o mundo unem forças "para tirar da sombra estas doenças, através da realização de eventos para sensibilizar a classe médica, enfermeiros, pais, escolas, e encorajar os governos a tomar as medidas necessárias para assegurar o diagnóstico precoce a cada bebé, criança ou adulto, de modo a receber o tratamento adequado para uma vida normal".
As inscrições para o Encontro deverão ser feitas aqui e para a Caminhada aqui.