Cepheid Talks

Semana Mundial do Glaucoma: Grupo Português de Glaucoma vai informar a população

Durante a Semana Mundial do Glaucoma, assinalada de 8 a 14 de março, o Grupo Português de Glaucoma da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) vai promover rastreios em centros comerciais no Porto, Braga e Viseu e outras iniciativas de sensibilização junto da população. Dia 10 de março realiza um workshop sobre glaucoma, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a partir das 10h30.

O glaucoma, que afeta de 80 milhões de pessoas em todo o mundo, é uma doença progressiva do nervo ótico que, se não for tratada, conduz à cegueira irreversível. É a segunda causa mundial de cegueira (cerca de 9 milhões de cegos por glaucoma em todo o Mundo) e a primeira causa de cegueira irreversível evitável. Estima-se que, mesmo nos países desenvolvidos, só cerca de 50% dos portadores de glaucoma sejam diagnosticados e tratados porque a maioria dos doentes inicialmente não tem alterações visuais percetíveis.

José Moura Pereira, oftalmologista e coordenador do Grupo Português do Glaucoma, explica que "à medida que a doença avança, começa por perder-se qualidade de visão (sensibilidade ao contraste e visão de cores) mas as alterações mais incapacitantes são as perdas do campo visual que aumentam o risco de acidentes de viação e quedas, culminando na cegueira completa e irreversível".

O especialista salienta ainda que um indivíduo, "outrora ativo e válido membro da sociedade, que passa a depender de terceiros, fica muitas vezes deprimido e exclui-se socialmente". Para evitar esta situação, considera que é fundamental "que o diagnóstico seja o mais precoce possível e que o doente esteja bem informado sobre a doença para não desistir do tratamento, consultas e exames propostos pelo seu médico."

O coordenador do Grupo Português de Glaucoma acrescenta: "É nosso dever tentar combater o desconhecimento da população em geral relativo à doença, porque o nosso sucesso no rastreio, diagnóstico e tratamento atempado depende do entendimento da patologia por parte dos doentes e do cumprimento rigoroso diário da terapêutica".

Data dos rastreios ao glaucoma:
- 13 de março, das 10h às 22h, no Braga Parque  (Braga)
- 14 de Março, das 10h às 24h, no Norteshopping (Senhora da Hora)
- 15 de Março, das 10h às 22h, no Palácio do Gelo Shopping (Viseu)

Pode ser consultada aqui mais informação sobre o glaucoma, divulgada pelo Grupo Português do Glaucoma, no âmbito da Semana Mundial do Glaucoma em 2015.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda