Sensibilizar médicos para a prática do exercício físico, para bem do doente

O Club Clínica das Conchas vai organizar, com o apoio das Associações de Estudantes das Faculdades Médicas de Lisboa, a 4ª edição das jornadas “Médico Ativo – Paciente Ativo”. Agendado para dia 15 de novembro, o evento decorrerá na Universidade Lusófona.

Serão abordados temas como a criação de projetos de saúde pública centrados no exercício físico, a forma como a competição desportiva pode moldar a prática clínica, as particularidades na prescrição do treino cardiorrespiratório, entre outras temáticas do foro da Medicina do Exercício.

De acordo com Jorge Ruivo, médico de Medicina Desportiva e de Medicina Interna e elemento da comissão organizadora das jornadas, “é inegável o impacto positivo que o exercício físico tem na saúde da população. Se todos formos mais ativos, seremos necessariamente mais saudáveis. O que pretendemos com esta ação é, justamente, alertar a classe médica para que sejam eles próprios os impulsionadores da mudança e dos bons exemplos junto da comunidade."

As jornadas contam com a participação de alguns especialistas em Exercício e Saúde, entre eles, Rafael Gonçalves (Medicina Desportiva, recordista nacional do salto em altura), Romeu Mendes (Medicina, coordenador do programa Diabetes em Movimento), Gonçalo Mendonça (fisiologista do esforço, docente da FMH) e Rodrigo Ruivo (Exercício, Club Clínica das Conchas).

Os objetivos das Jornadas passam por consciencializar os médicos e estudantes de medicina para a importância da atividade e exercício físico nos seus planos terapêuticos, bem como promover a incorporação de hábitos de exercício físico na sua rotina diária pessoal e na sua prática clínica.



Contactos:
teresajoaquim@clinicadasconchas.ptGestão pedagógica. Clínica das Conchas
Telf.: 217507000
http://www.clinicadasconchas.pt/medicoativopacienteativo/

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda