Serviço de Medicina do Hospital S. Francisco Xavier vai ter equipa de cuidados paliativos
De acordo com Luís Campos, diretor do Serviço de Medicina do Hospital S. Francisco Xavier (HSFX)/Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), "muito em breve" o Serviço conta ter uma equipa de cuidados paliativos para apoiar todo o Hospital. “Infelizmente, houve uma progressiva transposição do local de morte de casa para o hospital. Hoje em dia, 6 em cada 10 pessoas que morrem por doença encontram-se no hospital e os serviços de Medicina têm sempre muitos doentes com necessidade de cuidados paliativos”, refere.
Em entrevista à Just News, no âmbito de uma reportagem sobre o Serviço que dirige, o responsável explica que “os internistas estão particularmente bem preparados para desenvolver os cuidados paliativos como uma área de ´expertise` dentro da Medicina Interna, porque os doentes não morrem só de cancro, nem se queixam apenas de dor."
Acrescenta que, "no entanto, esta é uma área específica de conhecimento que nem todos os internistas dominam, por isso, estimulamos enfermeiros e médicos a fazer formação específica nesta área, incluindo o mestrado, e estamos preparados para assumir esta responsabilidade, que beneficia não só o Serviço, mas todos os serviços do Hospital.”