KRKA

Serviço de Medicina do Hospital S. Francisco Xavier vai ter equipa de cuidados paliativos

De acordo com Luís Campos, diretor do Serviço de Medicina do Hospital S. Francisco Xavier (HSFX)/Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), "muito em breve" o Serviço conta ter uma equipa de cuidados paliativos para apoiar todo o Hospital. “Infelizmente, houve uma progressiva transposição do local de morte de casa para o hospital. Hoje em dia, 6 em cada 10 pessoas que morrem por doença encontram-se no hospital e os serviços de Medicina têm sempre muitos doentes com necessidade de cuidados paliativos”, refere.


Em entrevista à Just News, no âmbito de uma reportagem sobre o Serviço que dirige, o responsável explica que “os internistas estão particularmente bem preparados para desenvolver os cuidados paliativos como uma área de ´expertise` dentro da Medicina Interna, porque os doentes não morrem só de cancro, nem se queixam apenas de dor."

Acrescenta que, "no entanto, esta é uma área específica de conhecimento que nem todos os internistas dominam, por isso, estimulamos enfermeiros e médicos a fazer formação específica nesta área, incluindo o mestrado, e estamos preparados para assumir esta responsabilidade, que beneficia não só o Serviço, mas todos os serviços do Hospital.”

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda