Cepheid Talks

Serviço de ORL do CHLN juntou médicos de 12 especialidades no Dia da Voz

“Voz, comunicação e deglutição” foi o tema de uma jornada científica organizada pelo Serviço de ORL do Centro Hospitalar Lisboa Norte, na última sexta-feira, no âmbito do Dia Mundial da Voz, que se assinala a 16 de abril. Segundo Paulo Martins, coordenador da consulta de ORL e responsável pela iniciativa, foi possível reunir médicos de 12 especialidades diferentes, com o objetivo de “coligar esforços em benefício do doente”.

“Aproveitamos sempre estes dias para fazer uma chamada de atenção para os problemas que podem prejudicar ou condicionar o uso da voz”, afirmou Paulo Martins, em declarações à Just News.

A ideia de realizar este evento surgiu por estar a ser criada uma Consulta de Voz, Comunicação e Deglutição, onde são avaliados doentes oriundos de diversos serviços de internamento, no sentido de se perceber quais as causas dos seus problemas de disfagia e de disfonia.

“Muitas vezes os conhecimentos são um pouco dispersos e o objetivo desta reunião foi debater assuntos que interessam a todos”, indicou, salientando: “Serviu também para os colegas perceberem que foi criada uma consulta para onde podem direcionar os doentes que lhes suscitem dúvidas.”



Esta jornada científica, que teve lugar na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, permitiu aos presentes, de acordo com Paulo Martins, fazer uma abordagem geral de determinados temas, para que todos os serviços envolvidos possam dar o seu contributo e mostrar o que cada um encontra em termos de patologia e o esforço que faz para tratar os doentes.

Na passada quinta-feira, Dia Mundial da Voz, o Serviço de ORL organizou também, como é já habitual, um rastreio gratuito para diagnóstico de patologia da voz, que teve, de acordo com o nosso entrevistado, uma “muito boa adesão”.

No seu entender, é muito importante que se comemore esta data, uma vez que a voz é o principal meio de comunicação do ser humano. “É o nosso principal meio de expressão e de manifestação. A nossa sociabilidade, afetividade e emotividade passa muito pela voz”, referiu.

E finalizou: “Devemos comemorar, mas também alertar as pessoas para muitas situações que causam doença e sofrimento, sabendo que a voz e a deglutição são duas condições fundamentais para uma boa qualidade de vida.”

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda