Cepheid Talks

Serviço de Urologia do CHTS com novo aparelho de laser para remoção de cálculos urinários

Desde o início do ano que o Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) tem um novo aparelho de laser para remoção de cálculos urinários.

O equipamento, no valor de 42.000 euros, substitui o que já existia, "sendo mais rápido e mais moderno, o que vai permitir um reforço substancial dos cuidados prestados à comunidade", adianta hoje o centro hospitalar, sublinhando que "o novo equipamento representa uma tecnologia com 15 anos de avanço relativamente ao existente".

É também indicado que, durante o ano de 2018 foram realizadas cerca de 200 cirurgias para remoção de cálculos renais no CHTS. Para Joaquim Lindoro, diretor do Serviço de Urologia, “além do incómodo que causam aos doentes, em termos de dores e perda de sangue", os cálculos renais levam "à perda total do rim se não forem removidos”.

“Vai ser também possível tratar certos casos de pequenos tumores renais por via endoscópica, sem necessidade de cirurgia aberta que é mais agressiva para o doente”, salienta ainda o especialista.



Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, afirma que "os doentes da grande área de intervenção do CHTS vão ter acesso a novos, melhores e mais eficazes tratamentos desta especialidade, recorrendo a técnicas menos agressivas e mais poderosas para tratar situações mais complicadas”.

O antigo equipamento de laser irá continuar a ser utilizado na Unidade de Cirurgia Ambulatória para remoção de cálculos mais pequenos. Desta forma, permite desbloquear o Bloco Central "para as intervenções cirúrgicas mais complexas".

O Serviço de Urologia é constituído por uma equipa de seis médicos e cerca de 30 enfermeiros, divididos pelo Bloco Operatório e Internamento.

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa integra os hospitais de Penafiel e Amarante, servindo uma população de cerca de 520 mil habitantes, de 12 concelhos, em quatro distritos.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda