Cepheid Talks

Sessão solene de abertura do Mês do Coração: “Nascido para ser Ativo”

A Fundação Portuguesa de Cardiologia realizou, dia 22 de abril, a sessão solene de abertura do Mês do Coração. A iniciativa, que teve lugar no Palácio Foz, em Lisboa, teve uma grande adesão e reuniu personalidades de diversos setores, que ficaram a conhecer as atividades que a Fundação vai realizar durante o mês de maio.

A campanha, dedicada ao “Coração no Idoso”, decorrerá este ano sob a temática: “Nascido para ser Ativo” e tem, como objetivo global, "desenvolver, de forma mais intensa, um conjunto de actividades que alertam a comunidade para a importância da promoção da saúde, através da adoção de estilos de vida saudáveis e da deteção e controlo dos fatores de risco cardiovasculares".

Na sua intervenção, Manuel Oliveira Carrageta, presidente da Fundação, referiu a propósito do tema escolhido: "é particularmente importante para a população portuguesa, crescentemente envelhecida, que necessita cada vez mais de cuidados de saúde e sociais adequados aos grupos etários mais idosos, que constituem uma proporção cada vez mais significativa da sociedade. Temos cerca de 2 milhões de portugueses com idade superior a 65 anos e pouco mais de um milhão e meio de indivíduos com menos de 15 anos."

O discurso (pode ser lido na íntegra aqui) de Manuel Carrageta abordou diversos aspectos relacionados com o envelhecimento, nomeadamente a insuficiência cardíaca e doenças associadas, e deixou o alerta: "Os idosos têm tendência a atribuir muitas das suas queixas ao envelhecimento. Mas nem sempre assim é. Por isso, os doentes idosos devem dar particular importância a sintomas como a falta de ar, a fadiga excessiva, a pulsações que sejam demasiado rápidas, lentas ou irregulares, a tonturas, a desmaios, porque estes sintomas podem ser devidos não à idade mas significar a presença de doença cardíaca."

O presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia terminou a sua intervenção, destacando a importância dos hábitos saudáveis e de um envelhecimento ativo: "Apesar do inevitável processo de envelhecimento, a maior parte dos idosos levam e devem ser encorajados a ter vidas activas, saudáveis, úteis para a família e para a sociedade, embora muitos deles sejam portadores de doenças cronicas. Estas na maior parte dos casos são relativamente fáceis de controlar, com um estilo de vida saudável e o apoio da medicina moderna. Estes idosos mantêm capacidades cognitivas e funcionais elevadas, com envolvimento activo numa vida plena, isto é, participando nas questões sociais, económicas, culturais, espirituais e religiosas, tendo direito a ser reconhecidos pela sociedade como cidadãos de pleno direito, e não apenas pela sua capacidade de fazer ou não parte da força de trabalho."


                                           MÊS DE MAIO – MÊS DO CORAÇÃO
PROGRAMA DE ATIVIDADES:

1 a 31 - Campanha de divulgação

6 - Conferência sobre Dieta Mediterrânica – Algés (Rotários de Algés)

7, 8, 9  - Desafio do Coração – Estádio Universitário de Lisboa

17 - Corrida Espírito de Aliança: Etapa em Mafra

17 - Delegação do Algarve: Dia do Coração – Faro (Jardim Manuel Bívar)

17 - Delegação Madeira: Desafio do Coração – Jardins do Lido (Funchal)

17 - Delegação Centro:  XIV Jornadas Científicas “Prevenir para não sentir” –  Escola Superior  de Enfermagem – Polo A (Coimbra)

17 e 18, 21 a 25 - Peditório Nacional

18 - Delegação Centro – Dia do Coração: “Segue o Caminho para um Coração Saudável” – concentração na Praça da República (Coimbra)

18 - Delegação Norte: Caminhada pelo Coração - Carvalhos (Vila Nova de Gaia)
 
23 - Delegação Centro: Jantar de Angariação de Fundos – Quinta do Loreto (Coimbra)

23 - Reunião Científica “Doença Cardiovascular no Idoso” – Lisboa (Centro Ismaili)

31 - Dia Mundial Sem Tabaco

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda