KRKA

Siemens sensibiliza para a importância de reduzir radiação médica

O setor Healthcare da Siemens está a sensibilizar médicos, profissionais de saúde, pacientes e população em geral para a importância de reduzir a dose de radiação necessária para realizar exames médicos, através de uma campanha que inclui, entre outras iniciativas, a Exposição Veia Artística e um passatempo no Facebook.

Patente nos SIEMENSFORUM de Lisboa e Porto, até outubro, a Exposição Veia Artística é apresentada como sendo "uma verdadeira viagem ao interior do corpo através de imagens recolhidas em exames de tomografia computorizada". Além de surpreendentes, estas imagens encerram um outro valor: são verdadeiros "case studies" clínicos por conseguirem conjugar uma elevada qualidade de imagem, fundamental para um diagnóstico fiável, com a dose de radiação adequada, tão baixa quanto possível.

A exposição congrega algumas das imagens vencedoras das três edições do Concurso “CT International Image Contest” que o setor Healthcare da Siemens promove com clínicos de todo o mundo. Uma das imagens vencedoras é da autoria do reconhecido especialista português na área da imagiologia clínica, João Carlos Costa.

“Não se trata apenas de um concurso ou exposição de ´fotografia` mas de uma forma de sensibilizar os médicos e técnicos, assim como a população em geral, para a importância de reduzir a dose de radiação a um nível tão baixo quanto possível sem comprometer a qualidade do diagnóstico, em consonância com o princípio ALARA - As Low As Reasonably Achievable”, refere Bento Galamba, responsável pela Divisão de Imagiologia do sector Healthcare da Siemens em Portugal, explicando que estas iniciativas promovem a partilha de experiências e estratégias para reduzir a dose de radiação ao mesmo tempo que dão a conhecer os últimos progressos relativamente aos equipamentos médicos de baixa radiação.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda