Simpósio Ibérico de Diabetes vai «facilitar a colaboração científica dos internistas»

“Este é o primeiro passo de colaboração e proximidade no âmbito da diabetes.” É desta forma que Estevão de Pape, coordenador do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), se refere ao 1.º Simpósio Ibérico de Medicina Interna/Diabetes.

Estevão de Pape realça que a iniciativa, que decorreu no âmbito da 14.ª Reunião Anual do NEDM, foi “o início de um trabalho conjunto de âmbito científico, quer através da colaboração em estudos científicos ibéricos como de intercâmbio de formação específica em Diabetologia de médicos, e sobretudo de internos, de ambos os países”.



Em suma, acrescenta, que o simpósio, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, em Vila Franca de Xira, foi uma forma de se "reforçar trabalho, reflexão e uma profunda amizade”.

Para Javier Carrasco, coordenador do Grupo de Trabajo Diabetes, Obesidad y Nutrición (GDOvN) da Sociedad Española de Medicina Interna (SEMI), a iniciativa é “uma excelente oportunidade para partilhar experiências”.

Na sua opinião, “o trabalho conjunto e coordenado entre ambas as sociedades científicas é uma ferramenta muito relevante para melhorar a qualidade de vida e o prognóstico dos doentes com diabetes”.


Estevão de Pape e Mónica Reis

No simpósio foram apresentados alguns trabalhos sobre as “Hi5 – Big News 2018/2019”, uma mesa que foi moderada por Mónica Reis, presidente da Reunião e internista no Hospital Vila Franca de Xira (HVFX), e por Álvaro Coelho, internista e o anterior coordenador do NEDM.



Em debate estiveram os temas “Diabetes e insuficiência cardíaca”, “Nefroproteção em diabetes”, “Diabetes e fragilidade”, “Diabetes e novas tecnologias” e “Diabetologia de Precisão”.


Ricardo Gómez Huelgas, Lèlita Santos, Juana Carretero, Estevão de Pape, Mónica Reis e Javier Carrasco

Homenagem a Álvaro Coelho: “Um momento extraordinário”

O simpósio ficou ainda marcado por uma homenagem a Álvaro Coelho, pelo trabalho desenvolvido no NEDM e por ter sido o mentor de uma ligação de maior proximidade à sociedade espanhola.

Mónica Reis recordou o papel importante do internista no NEDM. “É uma honra e uma experiência muito gratificante poder moderar o simpósio com o Dr. Álvaro Coelho, que conheci quando ainda era interna. Agradeço a sua dedicação e a paixão que sempre transmitiu e que permite manter o NEDM como o núcleo da SPMI que é mais ativo e falado.”


Álvaro Coelho

Emocionado, Álvaro Coelho agradeceu a homenagem, confessando que se tratou de “um momento extraordinário”. E deixou algumas palavras à atual direção:

“A partilha entre os dois países contribui para o prestígio da Medicina Interna. O internista tem um papel fundamental em qualquer sistema de saúde; somos médicos das pessoas e não das substâncias ou dos órgãos e estamos dentro e fora do hospital.”



DGS: “É essencial investir na literacia em saúde”

Quem também marcou presença no evento, no primeiro dia, foi Sónia do Vale, diretora do Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde (DGS). A responsável relembrou, na sessão de abertura, que “ a diabetes mellitus continua a ser um problema preocupante, tendo Portugal a prevalência mais elevada da Europa”.


Sónia do Vale

E alertou para o facto de que o combate contra esta epidemia tem de envolver todos os atores na promoção de estilos de vida saudável. “É essencial investir na literacia em saúde, quer junto da população sem doença como na pessoa com diabetes, porque nem sempre se tem noção das complicações.”

Na abertura participaram também Mónica Reis, Mário Paiva, diretor clínico do HVFX, Nuno Cardoso, da José de Mello Saúde, José Barata, diretor do Serviço de Medicina do HVFX, Fátima Antunes, da Câmara Municipal de VFX e Lèlita Santos, vice-presidente da SPMI.


Fátima Antunes, José Barata, Nuno Cardoso, Mário Paiva, Lèlita Santos, Mónica Reis, Estevão de Pape e Sónia do Vale

Prémio Jorge Caldeira e Bolsas de apoio

Como noutros anos foram entregues o Prémio Jorge Caldeira, a Bolsa Helena Saldanha e a Bolsa NEDM/Lilly. A novidade foi a entrega de uma Menção Honrosa no Prémio pela “qualidade do trabalho”, segundo Mónica Reis.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir