KRKA

Núcleo de Investigação em Enfermagem do CHUC dá a conhecer resultados de projetos

Promover o incremento da investigação em enfermagem, "de forma a que se traduza na melhoria da qualidade dos cuidados e contribua para o aumento de sinergias que visam a sistematização da implementação". Este é um dos principais objetivos do simpósio que se realiza no Auditório dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

A iniciativa, agendada para dias 20, 21 e 22 de novembro, é organizada pelo Núcleo de Investigação em Enfermagem, "de acordo com o plano da Direção de Enfermagem do CHUC".



O II Simposium de Investigação em Enfermagem  visa ainda contribuir para "a visibilidade da profissão, em alinhamento com a campanha ´NursingNow`, desenvolvida pela OMS e pelo International Council of Nurses". Está também associada às comemorações dos 200 anos do nascimento de Florence Nightingale, em 2020.

O tema da reunião é considerado particularmente relevante, pois, "pese embora o crescente investimento, predominantemente associado aos mestrados e doutoramentos, constata-se, como noutros países, que permanece preocupante a aparente desadequação da investigação à prática", salienta a Comissão Organizadora. Precisamente por este motivo, a reunião tem como lema "Da visão à implementação".

Trabalhos de investigação no CHUC

A primeira mesa redonda do programa é dedicada à divulgação de resultados de quatro trabalhos de investigação desenvolvidos no CHUC:

"Juízo clínico sobre a capacitação do prestador de cuidados", "Conhecimento dos profissionais de saúde em cuidados paliativos", "Viabilidade de uma intervenção psicoeducativa na ansiedade em adolescentes e cuidadores" e "Cuidados pós-alta à pessoa com depressão".

Além de três outras mesas redondas e de cursos pré-simpósio, a reunião permite a apresentação de pósteres que, exclusivamente, "reportem resultados de estudos de investigação. O resumo deve ser submetido até dia 4 de novembro.

Esta iniciativa que se realiza no final de novembro enquadra-se no plano de atividades que têm vindo a ser desenvolvidas pelo Núcleo de Investigação em Enfermagem desde que foi criado, em 2012. "Promover e realizar investigação, desde a definição das prioridades à orientação e apoio à investigação no CHUC" é o objetivo central deste grupo de trabalho.

O programa pode ser consultado aqui.

Contacto:  nie@chuc.min-saude.pt
A inscrição pode ser efetuada aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda