Sociedade Africana de Medicina Laboratorial organiza 2.ª Conferência Internacional
Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro a Sociedade Africana de Medicina Laboratorial (ALSM), um organismo pan-africano, criado com o propósito de prevenir crises e satisfazer necessidades laboratoriais e redes em todo o continente africano, vai organizar a 2.ª Conferência Internacional.
O evento, que decorrerá na Cidade do Cabo, na África do Sul, é dedicado à “Inovação e integração de sistemas laboratoriais e clínicos: reformando o futuro do HIV, tuberculose (TB), malária, influenza ou gripe, doenças tropicais negligenciadas e patologias emergentes em África.”
A Conferência pretende ser "uma plataforma para a comunidade laboratorial mundial partilhar as suas melhores práticas, adquirir conhecimentos e debater formas inovadoras de abordar os principais desafios da Saúde".
Ao longo dos cinco dias, a reunião contará com a participação de reputados oradores, como é o caso de Luís Gomes Sambo, diretor regional de África da OMS, Peter Plot, diretor da London School of Tropical Medicien, Alex Coutinho, diretor executivo do Instituto de Doenças Infecciosas de Kampala, Salim Abdool Karim, diretor do Centro de Pesquisa e combate à SIDA, em Caprisa, África do Sul.
“Os laboratórios têm um papel estratégico na segurança da saúde global,” considera Tsehaynesh Messele, diretor executivo da ASLM. “Partilhar as melhores práticas permite que a comunidade de saúde africana capitalize o movimento histórico para melhorar a eficiência laboratorial, reduzir custos e desenvolver uma capacidade local sustentável. Através de eventos como a ASLM2014, podemos expandir o nosso conhecimento e explorar novos territórios de forma a defender o papel fundamental e o avanço da medicina laboratorial em África.”, acrescenta.
Mais informações em: http://www.aslm2014.org/