Sociedade de Geografia de Lisboa acolhe conferência: «Jorge Marçal da Silva, médico e fotógrafo»

A Secção de História da Medicina da Sociedade de Geografia de Lisboa está a promover a realização da conferência "Jorge Marçal da Silva, médico e fotógrafo". A iniciativa, que decorre dia 25 de fevereiro, quinta-feira, tem início às 18h00h, e será proferida por Manuel Mendes Silva, urologista e neto de Jorge Marçal da Silva. A entrada é livre.

Jorge Marçal da Silva (1878-1929) foi cirurgião dos Hospitais de São José e de Dona Estefânia, em Lisboa, do Hospital Militar, no tempo da guerra de 1914-18, e professor da Escola de Enfermagem Artur Ravara. Manuel Mendes Silva descreve-o como uma pessoa “hábil, inteligente, culta e ilustre”.

“Homem bom, de cultura, humanista. Homem de família e amigos, muito considerado por todos, incluindo colegas e doentes. Foi melómano, frequentador assíduo do Teatro São Carlos, e fotógrafo amador, tendo tirado cerca de duas mil fotografias, de alto valor técnico, artístico, histórico e sociológico”, menciona o urologista.

Manuel Mendes Silva explica que "são imagens da família, com os seus hábitos e costumes, mas também dos hospitais onde trabalhou e de algumas patologias que observou, e, sobretudo, de paisagens, rural, urbana, fluvial e marítima, de vistas e monumentos, de ofícios e tarefas, de feiras e mercados, espectáculos e procissões. São um património histórico, sociológico, etnográfico, cultural, um testemunho de uma época, há um século, de um Portugal muito diferente nas suas diversas realidades e contrastes."


Fotografia de Jorge Marçal da Silva: Hospital de S. José - Sala de operações do Banco (Lisboa, 1911).


A conferência decorrerá na Sala Adriano Moreira da Sociedade de Geografia de Lisboa, em Lisboa.




Imprimir



Siga-nos no Instagram