Sociedade de Geografia de Lisboa recebe conferência: "História da Urologia. Visão sintética"

A Sociedade de Geografia de Lisboa, através da Secção de História da Medicina, vai realizar, dia 26 de junho, quinta-feira, uma conferência intitulada "História da Urologia. Visão sintética". O tema será desenvolvido por Manuel Mendes da Silva, urologista. A entrada é livre e o início da intervenção está marcado para as 18h30.

O presidente da Secção de História da Medicina, José Luís Doria, faz o seguinte enquadramento sobre a iniciativa e o tema que estará em discussão:

"A Urologia só existe como especialidade médico-cirúrgica independente desde o final do século XIX, início do século XX. Todavia, desde tempos imemorais, existem descritas patologias e terapêuticas que hoje são do foro da urologia, que foram eoluindo através dos tempos, passando da uroscopia, da litotomia e da exploração instrumental uretrovesical à endoscopia diagnóstica e terapêutica do baixo aparelho urinário, do acesso endoscópico para o alto aparelho urinário ao diagnóstico radiológico urológico, da urodinâmica às próteses, da cirurgia de exérese à cirurgia reparadora e ao transplante, da hormono/quimio/radioterapia à terapia-alvo e às cirurgias laparoscópica e robótica...
Uma viagem fascinante e por vezes muito curiosa..."

A Secção de História da Medicina tem por objetivo o "estudo e a divulgação da História da Medicina em Geral e, em especial, da Medicina Portuguesa, bem como de áreas que lhe estejam correlacionadas".

Imprimir


Médicos de família assinalam Dia Mundial da Asma 2019 na Sertã