Sociedade de Senologia: novo presidente quer acolher profissionais não médicos ligados ao cancro da mama

José Luís Sá tomou posse como presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) no último fim de semana, durante a Assembleia-Geral que se realizou em Coimbra. Em declarações à Just News, o diretor do Serviço de Ginecologia do IPO de Coimbra afirmou que “um dos grandes desafios nesta área em Portugal é conhecer a realidade do tratamento do cancro da mama”.

Segundo o ginecologista, há uma noção “mais ou menos concreta” do que se faz em Lisboa, Porto e Coimbra, mas há várias instituições a nível nacional, em Braga, Santarém, Setúbal, Viseu e Faro, que também tratam bem esta patologia.



Centros de referência "com critérios de qualidade europeus"

“Desde 1990 que a mortalidade do cancro da mama tem vindo a descer 1-2% ao ano, uma situação que se deve, sobretudo, à melhoria da qualidade do tratamento”, referiu José Luís Sá, acrescentando ser “evidente que as instituições que têm mais experiência e melhores condições apresentam melhores resultados”.

Neste contexto, um dos objetivos da nova Direção da SPS é "perceber bem qual é o enquadramento do tratamento do cancro da mama em Portugal e, a partir daí, tentar criar centros de referência para o acompanhamento desta patologia com critérios de qualidade europeus.



Acolher outros profissionais de saúde

Outra das metas para o mandato de três anos que agora se iniciou prende-se com a alteração dos estatutos da SPS, no sentido de permitir que outros profissionais de saúde (não médicos) ligados ao cancro da mama possam ser seus sócios. Na sua opinião, “hoje em dia, há gente indispensável ao tratamento do cancro da mama, como é o caso, a título de exemplo, dos enfermeiros, dos geneticistas, dos biólogos e dos psicólogos”, entre outros especialistas.

A SPS continuará a realizar as suas jornadas anuais para atualização de conhecimentos nesta área. Em 2016, o evento terá lugar no dia 15 de outubro, em Braga. Em 2017, decorrerão umas Jornadas de Consenso de Cancro da Mama (em princípio, em Lisboa). Já em 2018, vai decorrer o Congresso da Sociedade Portuguesa de Senologia, que tem uma periodicidade trianual.

Investir nas instalações da Sociedade, que são partilhadas com a Sociedade Portuguesa de Oncologia, é outro dos objetivos, de modo a dar um espaço físico “adequado e digno” à SPS.



Avaliar e tratar "no limite das nossas capacidades"

De acordo com José Luís Sá, no que se refere ao tratamento, Portugal encontra-se atualmente ao nível do que se faz nos países desenvolvidos, com taxas de sobrevivência idênticas. “Para 4500-5000 novos casos de cancro da mama que se estima que surjam por ano, registam-se cerca de 1500 mortes, valores de uma sociedade desenvolvida”, apontou.

“Na Europa, a taxa de incidência de todos os cancros tem vindo a subir e o cancro da mama também regista um aumento gradual. Por enquanto, não tem havido atrasos significativos na avaliação e no tratamento do cancro da mama nas principais instituições nacionais, mas é necessário que a tutela disponibilize mais meios humanos e técnicos, pois, encontramo-nos no limite das nossas capacidades”, acrescentou.



Na sessão de tomada de posse da nova Direção, cumpriu-se uma tradição: num ato simbólico, o presidente cessante da SPS, José Luís Passos Coelho, entregou a Carlos Lopes, presidente da Assembleia-Geral da Direção precedente, uma faixa que exibe os nomes dos anteriores detentores do cargo que, por sua vez, a entregou ao novo presidente da SPS.


Carlos Lopes, José Luís Sá e José Luís Passos Coelho.


Gabriela Sousa (presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia), José Luís Sá e Fernanda Águas (presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia).

Corpos sociais da SPS (2016-2018):

Direção:
Presidente – José Luís Sá
1.º Vice-presidente - Fernando Castro
2.º Vice-presidente - José Carlos Marques
Secretário-geral – Paulo Cortes
Secretário-adjunto - Maria João Cardoso
Tesoureiro - Rita Sousa
1.º Vogal - Gabriela Sousa
2.º Vogal - Helena Pereira
3.º Vogal - Noémia Afonso


Assembleia-Geral:
Presidente - José Luís Passos Coelho
Secretário - Margarida Damasceno
Secretário - Conceição Silva


Conselho Fiscal:
Presidente - Carlos Lopes
Vogal - Ana Paula Vasconcelos
Vogal - Fernando Schmitt




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda