KRKA

Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica assinala Dia Mundial da Asma

A Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica vai assinalar, dia 5 de maio, o Dia Mundial da Asma, com a realização de sessões de esclarecimento em escolas do ensino básico e secundário, por forma a promover o diagnóstico precoce desta doença em idade escolar.

“Tendo em conta que a criança passa 30 por cento do seu tempo na escola é necessário que todos os seus intervenientes tenham conhecimento sobre a asma. Os mitos e problemas relacionados com alergias respiratórias podem ser desmascarados. E se a asma for devidamente diagnosticada e controlada, se os professores tiverem formação nesta área e se existir um plano de atuação, a asma não terá implicações na vida da criança”, explica Libério Ribeiro, pediatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica.

Na sua opinião, “há uma forte ocorrência de casos de asma nas aulas de Educação Física". Esta situação leva, "muitas vezes, a que alunos com asma não pratiquem certos exercícios ou, no limite, não pratiquem atividade física, o que acaba por ter um impacto negativo na criança quer a nível psicológico como fator discriminatório, quer a nível físico por não praticar atividade necessária ao seu desenvolvimento”.

A asma afeta 300 milhões de pessoas em todo o mundo e em 2025 estima-se que será a doença crónica mais prevalente da infância e uma das maiores causas de encargos em saúde.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda