Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento organiza congresso nacional

Entre os dias 28 e 30 de março realiza-se, no Hotel Golf&Mar no Vimeiro, em Torres Vedras, o Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento (SPDMov), uma reunião científica que conta com a participação de mais de 100 especialistas nacionais e internacionais nesta área da neurologia.

Durante o congresso muitos vão ser os temas em debate, de destacar a apresentação dos resultados do primeiro estudo epidemiológico de avaliação da prevalência da doença de Parkinson, em Portugal. Esta avaliação decorreu durante os últimos três anos e contou com a participação de mais de 5 mil pessoas, com idade igual ou superior a 50 anos.

Está igualmente confirmada a presença de Paulo Teixeira Pinto, que vai dar o seu testemunho pessoal: A doença de Parkinson vista de "dentro para fora".

De acordo com Miguel Gago, médico neurologista e membro da comissão organizadora do Congresso, “é fundamental a troca de experiências da prática clínica, uma vez que só através da normalização da análise e registo de dados é possível promover a investigação multicêntrica na área das doenças neurológicas do movimento”.

Neste sentido e sob o tema "Registos Clínicos", vão ser apresentados trabalhos nacionais e internacionais na área do registo de dados clínicos, nomeadamente o "DystoniaNet" (Prof. Dra. Marina Tijssen)e os estudos de validação da tradução das Escalas Clínicas MDS-UPDRS e UdysRS.

Outro dos temas em destaque vai ser a apresentação dos "Critérios de Seleção para Cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda na Doença de Parkinson" (Prof. Dr. Michael Schüpbach, da Universidade Pierre e Marie Curie).



SPDMov
Criada em 2009, a Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPDMov) surgiu na continuidade do trabalho desenvolvido pela Secção de Doenças do Movimento da Sociedade Portuguesa de Neurologia. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que visa "o progresso do conhecimento das doenças do movimento, ao serviço da população portuguesa, através do fomento da formação e investigação científica e promoção de melhores condições de prestação de cuidados médicos e assistenciais aos cidadãos com doenças do movimento".


Contacto:
http://www.spdmov.org/

Secretariado da Sociedade Portuguesa de Neurologia:
sec.spn@gmail.com

Imprimir