Cepheid Talks

Sociedade Portuguesa de Ginecologia: 40 anos de um percurso «notável»

O 40.º aniversário da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) será comemorado no 13.º Congresso Português de Ginecologia, que se realizará entre os dias 4 e 6 de junho, em Espinho, local onde tiveram lugar as primeiras edições do encontro.

Entrevistada pela Women`s Medicine, Fernanda Águas considera que a SPG tem feito um percurso “notável”, sendo que “nem os próprios fundadores imaginariam que assim fosse", atendendo a um dos discursos iniciais das primeiras assembleias-gerais, no qual as pessoas se questionavam sobre quantas reuniões a sociedade iria organizar. Quatro décadas depois, a sociedade realizou até agora 181 reuniões e prepara-se para concretizar o 13.º Congresso.

Outro dos marcos apontado pela presidente é a criação das secções, porque a história da Ginecologia é um pouco a história da SPG em Portugal, uma vez que a Ginecologia nem sempre foi uma especialidade autónoma. “A Sociedade foi crescendo e foi-se diferenciando, tendo surgido as quatro secções -- Ginecologia Oncológica, Colposcopia e Patologia do Trato Genital Inferior, Endoscopia Ginecológica e Uroginecologia”, indica.

Além disso, aponta, “muito trabalho tem sido feito em termos de formação com as reuniões e com a elaboração de consensos, documentos muitos apreciados por serem muito práticos e auxiliares da prática clínica”.

Fernanda Águas menciona ainda os cursos que têm sido feitos tanto para os internos, como para os especialistas mais novos em diferentes áreas, assim como as ligações que tem estabelecido com sociedades nacionais e internacionais.

A SPG está a preparar um livro que se pretende que seja distribuído no congresso, onde ficarão registados os principais marcos da sociedade ao longo destes 40 anos. “É importante passar este testemunho aos mais novos para que estes possam ter ideia de como foi chegar até aqui”, justifica.

Questionada sobre os objetivos para o futuro, Fernanda Águas adianta que a sociedade pretende “agregar cada vez mais todos os colegas que vão acabando a sua especialidade”.

“O contexto económico do país é hoje muito diferente, mas, felizmente, a SPG tem conseguido uma gestão de forma a permitir assegurar o seu futuro”, diz. E afirma considerar que a sociedade irá continuar durante muitos anos a manter as suas atividades.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda