Sociedades de Cardiologia Portuguesa e Brasileira lançam livro sobre prevenção e reabilitação cardiovascular
A apresentação da obra "Prevenção e Reabilitação Cardiovascular: Um olhar conjunto dos dois lados do Atlântico" realizou-se esta semana, no Auditório da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), em Lisboa. O lançamento do livro resulta de um trabalho conjunto da referida sociedade científica com a sua congénere brasileira. Miguel Mendes, presidente da SPC, e Ana Abreu, coordenadora do Grupo de Estudo de Fisiopatologia do Esforço e Reabilitação Cardíaca, são os editores portugueses.
“Numa altura em que a Reabilitação Cardíaca precisa de crescer dos dois lados do Atlântico, elaborámos uma ótima ferramenta de trabalho. É um bom auxiliar para quem quer começar a construir um programa”, afirmou à Just News Miguel Mendes, a propósito do lançamento do livro, mencionando que a realização deste projeto foi uma “boa experiência”, que teve um “feliz resultado final”.
Miguel Mendes e Ana Abreu.
Segundo referiu, os dois países têm, no que respeita à Reabilitação Cardíaca, uma “situação muito paralela”. “No cômputo geral, a realidade brasileira é pior do que a portuguesa. Porém, algumas cidades, como o Rio de Janeiro, estão melhores”, contou.
Ana Abreu afirmou que o objetivo do livro é, em conjunto com a abrangente Sociedade Brasileira de Cardiologia, com colegas que falam a mesma língua, “transmitir alguma experiência e conhecimento dentro desta área”.
“Pretendemos divulgar muito a Prevenção Secundária e a Reabilitação Cardiovascular, áreas que, até há poucos anos, têm sido descuradas”, referiu.
A obra destina-se a todos os profissionais de saúde que se dediquem a esta temática, médicos ou não. A Reabilitação Cardíaca é, segundo Ana Abreu, também, uma forma de educar o doente e este livro ajuda o profissional de saúde nesse sentido.
Quando questionada, a cardiologista destaca o capítulo organizacional, que aborda a questão dos recursos humanos, de como construir o programa, da prevenção cardiovascular e da medicação, entre outros aspetos.
Fez, ainda, referência ao capítulo dedicado à parte psicológica do doente, à educação comportamental e à doença psiquiátrica e mencionou uma temática, que considera muito interessante, “Reabilitação Cardíaca e Internet”.
Na mesa de apresentação do livro estiveram Miguel Mendes, Ana Abreu e Fernando de Pádua, presidente do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, que falou sobre a obra. Os presentes assistiram, ainda, a um vídeo com mensagens de dois cardiologistas brasileiros, Marcus Malachias e Gláucia Moraes. O projeto teve o apoio da AstraZeneca.
Editores da obra com alguns dos revisores.